FORMAÇÃO SACERDOTAL EM UM SEMINÁRIO DA FSSPX

O vídeo está em espanhol, mas é de fácil compreensão!

FSSPX News – Tradução: Dominus Est

Quão imenso tesouro é um sacerdote verdadeiramente santo, onde quer que esteja” (São Pio X). Neste interessante vídeo, realizado pelo Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Zaitzkofen, na Alemanha, vemos como é a formação sacerdotal nos seminários da FSSPX, e como um jovem que sente em sua alma o chamado para consagrar-se a Deus, materializa este desejo.

Jovem, se você quiser…!

Aqui está um jovem, decidido, inteligente. Ele se casaria facilmente. Várias moças se interessariam por ele. Bastaria um gesto seu.

Mas, impressionado pela falta de operários evangélicos, pelo grande número de almas que se perdem pela falta de apóstolos, ele entrevê todas as consequências que teria para a salvação das almas se consagrasse toda sua vida ao serviço de Deus e renunciaria às lícitas alegrias do matrimônio… Ele vê as consequências desse dom de si mesmo em um Francisco Xavier, em um João Bosco, em um Vicente de Paula, em João Maria Vianney. E diz a si mesmo: “E por que não eu …?”

Reúne os cinco sinais ou condições indicadas acima:

1º Compreende a eficácia que seu sacrifício teria para o serviço de Deus e da Santa Igreja: tantas famílias transformadas…! E como ele mesmo se santificaria melhor…!

2º Tem as disposições necessárias.

3º Se ele se entrega a Deus, está determinado a cumprir, com a ajuda da graça, as obrigações correspondentes.

4º Não há “contraindicações”.

5ºPode facilmente encontrar um Bispo ou uma Congregação que o aceite.

Este jovem pode se perguntar: “Deus me chama? Eu lhe entrego a minha vida? Ofereço-me ao seu serviço?”

Claro, sim! Este jovem pode considerar como dirigidas a si mesmo as palavras do divino Mestre: “Si vis…! Se queres, vende tudo o que tens, dê-o aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me…!”

Assim, uma vez resolvida a questão da vocação diante de Deus, pare de perguntar aqui e ali e pare de duvidar… Este é um clássico truque de satanás para enredar e desencorajar um grande número de jovens.

Os pais não têm o direito de impedir que um filho se entregue a Deus, nem mesmo exigir um tempo de espera muito prolongado (por exemplo, terminar seus estudos ou ter uma boa posição financeira…). Isso é um abuso que terão de prestar contas a Deus. O jovem que, chamado por Nosso Senhor, pediu a procrastinação necessária para enterrar seu pai e sua mãe antes de segui-lo, não retornou depois (Mt 8, 21-22).

Que o jovem que sente o chamado não faça Deus esperar, mas se entregue generosamente a Cristo, assim que o assunto da vocação tenha sido esclarecido e lance-se à sua realização o mais rápido possível. Não façamos Nosso Senhor esperar.

Sendo assim, jovem… decida-se!

Santo Inácio pergunta a você (nº 185.187):

— “A um jovem que estivesse em tua mesma situação, o que aconselharias a fazer para a maior glória de Deus e a maior perfeição de sua alma?”

— “No dia da tua morte, o que desejarias ter escolhido hoje?”

— “Teus vários argumentos a favor ou contra a vocação, sejam quais forem, o que valem diante de Deus?”

E não duvide mais. Trabalhe em consequência. Si vis…! Compreenda a graça, compreenda a honra que é feita a você. “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzas fruto, e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16).

Seminários da Fraternidade São Pio X no mundo

Argentina: Seminário Nossa Senhora Corredentora – La Reja

Suíça: Seminário São Pio X – Ecône

Alemanha: Priesterseminar Herz Jesu – Zaitzkofen

Estados Unidos: Seminário de Santo Tomás de Aquino – Dillwyn

Austrália: Seminário da Santa Cruz – Goulburn

França: Seminário Santo Cura d’Ars – Flavigny