A missão da FSSPX em Ribeirão Preto iniciou-se em novembro de 2013, onde um grupo de católicos, após o desastre da experiência das Missas Summorum Pontificum na cidade, começou a ser atendido, pela graça de Deus, pelos padres do Priorado Padre Anchieta, de São Paulo/SP.
Para contato conosco: gespiox@yahoo.com.br
A FSSPX
A FSSPX é uma Sociedade Sacerdotal de Vida em Comum sem Votos. Por conseguinte, a exemplo de Jesus Sacerdote, os membros da Fraternidade vivem totalmente dedicados ao Santo Sacrifício da Missa que prolonga a Santa Paixão de Nosso Senhor.
Finalidade da FSSPX
A finalidade da FSSPX é o sacerdócio e tudo que se relaciona a ele, e só o que lhe concerne, tal como quis Nosso Senhor Jesus Cristo quando disse “fazei isso em memória de Mim”.
Autoridades da FSSPX
A FSSPX reconhece como legítimo Sumo Pontífice o Papa Francisco, e como legítimos pastores os bispos por ele nomeados. A FSSPX, como qualquer Congregação da Igreja Católica, conta com um Superior Geral, Superiores Provinciais e de Seminários, assim como Superiores locais.
Os Membros da FSSPX
A FSSPX acolhe no seu seio Sacerdotes, Irmãos, Oblatas e Terciários. A Congregação das Irmãs da Fraternidade São Pio X acolhe as moças que desejam participar da sua espiritualidade centrada no Santo Sacrifício da Missa.
Fundação da FSSPX
A FSSPX, fundada por Sua Exc. Dom Marcel Lefebvre, foi aprovada pela Igreja, por decreto do Bispo de Lausana-Friburgo (Suíça), Dom Charriere, em 1o de Novembro de 1970. A FSSPX recebeu a Carta Laudatória do Prefeito da Sagrada Congregação para o Clero, Cardeal Wright, em 18 de fevereiro de 1971.
Nossa posição na crise da Igreja
A FSSPX adere “de todo o coração, de toda a alma, à Roma católica, guardiã da Fé católica e das tradições necessárias à manutenção desta Fé, à Roma eterna, mestra da sabedoria e da verdade”. Mas recusa, “ao contrário, e sempre [se recusará] a seguir a Roma de tendência neo-modernista e neo-protestante que se manifestou claramente durante o Concílio Vaticano II e, após o concilio, em todas as reformas que dele se originaram“. Dom Marcel Lefebvre: Declaração do 21 de Novembro 1974. Leia a declaração completa clicando aqui.
A FSSPX em Números
A FSSPX conta atualmente com (números aproximados):
- 3 Bispos
- 707 sacerdotes
- 137 Irmãos
- 207 Irmãs em 28 casas [“Relacionadas” à FSSPX: 183 professas e 14 noviças]. As freiras ajudam em 15 escolas e administram outras 4. Estão presentes também em muitos priorados e em duas residências para idosos em Brémien Notre-Dame, na França, e na Maison Saint-Joseph, na Alemanha.
- 19 Irmãs Missionárias do Quênia
- 80 Oblatas
- 300 Seminaristas e 56 pré-seminaristas
Está presente em 37 países e visita regularmente outros 35.
Mantém:
- 1 Casa Geral
- 14 Distritos e 5 Casas Autônomas
- 4 Conventos Carmelitas
- 6 Seminários
- 167 priorados
- 772 centros de missa
- Mais de 100 escolas (do Ensino Básico ao Médio),
- 2 universidades
- 7 casas de repouso para idosos
- Numerosas Ordens Latinas e Orientais tradicionais amigas em todo o mundo
*********************************
Para saber mais sobre a FSSPX criamos a Página PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A FSSPX. Nela, mostramos de uma forma didática e simples as respostas para as principais dúvidas que encontramos.