Suíça: “Gótico! A época das grandes catedrais”
Fonte: DICI – Tradução: Dominus Est
Desde 13 de maio de 2021, a Catedral de Lausanne hospeda a exposição “Gótico! A época das grandes catedrais”. Cerca de 20 catedrais na escala 1/200 do artista Luciano Xavier dos Santos, são apresentadas no deambulatório da catedral gótica de Notre-Dame de Lausanne.
Nascido em 1985 no Brasil, Luciano Xavier dos Santos tem formação como designer de edifícios e diplomou-se na École des Beaux-Arts de Paris. Foi quando chegou à França, especifica a Le Nouvelliste, que ele desenvolveu essa paixão por catedrais.
“Eu me apaixonei pela arte gótica, pela arquitetura das catedrais obviamente, mas também pelo universo que as cerca e sua importância para os cristãos“.
Morando em Friburgo desde 2014, Luciano Xavier construiu sua primeira maquete – Notre-Dame de Paris – em 2016. Foram dois meses de trabalho para testar os diferentes materiais e verificar sua resistência.
Ele optou por papelão e pela madeira. A estrutura e as superfícies são feitas de papelão, e os detalhes em fósforos, espetos e palitos de dentes. “O mais difícil são as fachadas. Devem ser fiéis e reconhecíveis à primeira vista”, especifica a artista.
“As catedrais da Natividade da Virgem Maria, em Milão, e a Basílica de São Pedro, em Colônia, são as que me exigiram mais esforços, pela quantidade de arcobotantes e estátuas. A catedral de Notre-Dame d’Amiens é minha favorita. Mas todas elas têm uma história particular, desde o dia em que as visitei até suas conclusões”, diz Luciano Xavier dos Santos.
“Concluir uma obra de arte leva tempo, ao contrário do nosso tempo em que tudo é vivido no imediatismo.” Junto a esta exposição, estão sendo apresentadas duas maquetes de Lego “Notre-Dame de Lego“, construídos por Patrick Graber.
Além disso, pode-se admirar uma Duomo de Milão instalado no transepto sul da catedral. Esta obra monumental de Albert Schenk foi apresentada em 1958 no 39º Comptoir suisse em Lausanne.
A Feuille d’Avis du Valais descreveu na época: “Esta Duomo de Milão, reproduzida com rigorosa fidelidade em um monumento à escala, de 3,20 m de comprimento, 1,85 m de largura e 2,10 m de altura, exigiu vinte anos de trabalho.”
“É composta por 1.725.600 palitos de fósforo (…), todos trabalhados e preparados com uma paciência impressionante: 3.500 estatuetas adornam o exterior do edifício (…), 470 vitrais, 732 arcos e abóbadas, 54 colunas de contenção interior , 150 rampas de escada helicoidal ou vertical, 132 pináculos (…).”
“Todos os detalhes do monumento são reproduzidos: arcobotantes, nichos e ameias, a fachada principal e seus suntuosos tesouros, bermas e absides, rosetas, a grande torre e seus sinos, e no topo da torre da Duomo, o estátua da Virgem, esculpida em um bloco de 60 fósforos, encimada por uma coroa luminosa, segurando a cruz papal na mão direita. Esta obra-prima incomparável é iluminada por 6.120 lâmpadas (…). Em resumo, uma visão do impossível tornado realidade.“
Luciano Xavier dos Santos dará continuidade à sua exposição itinerante. No outono de 2021 – de 27 de setembro a 10 de outubro – visitará a Abadia de Saint-Maurice d’Agaune (Valais, Suíça). Uma maquete da Abadia foi encomendado a ele pela Bourgeoisie de Saint-Maurice. Em 2022, ele estará em Beauvais, na França, e possivelmente em Colônia, na Alemanha.