Fonte: La Porte Latine – Tradução: Dominus Est
As pioneiras fundadoras do Mosteiro São José, em Silver City, no Novo México (EUA), viram sua casa religiosa abençoada por Sua Excelência D. Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, em 10 de fevereiro de 2018, dia da festa de Santa Escolástica.
Com este ato memorável, o Mosteiro Beneditino de Nossa Senhora de Guadalupe, em Silver City, cujo Prior é o Padre Cipriano, ganhou uma congregação de religiosas beneditinas contemplativas.
Dom Fellay explicou o significado de um novo convento para a Igreja e a Tradição:
“Temos duas coisas. Primeiro, a própria benção, que difunde a bênção de Deus e as graças de Deus, e torna este lugar da terra um local sagrado, um local de graça. Esta é a parte mais importante. Depois, é importante para a Tradição porque é o primeiro mosteiro americano contemplativo que abençoamos. Esperamos que haja muitas graças e muitas vocações aqui. Em um país como os Estados Unidos, que é muito materialista, há uma necessidade urgente de aprofundamento que é dada pela vida contemplativa e os monastérios contemplativos. Para conhecer Deus, você deve se levantar da terra. Você deve obter esse olhar da fé. Nada, a não ser a contemplação, fará isso. Esta casa contemplativa para os beneditinos na América será agregada à congregação carmelita tradicional. “
O padre Cyprien falou no mesmo sentido, acrescentando:
“O projeto de convento, depois de muito tempo, completa o quadro beneditino, com homens e mulheres vivendo sob a Regra de São Bento, em apoio mútuo e colaboração. A recente aquisição de novas áreas permite uma expansão e uma intimidade para cada comunidade monástica. As irmãs beneditinas representam a forma original da vida religiosa feminina à medida que se desenvolveu a partir das virgens romanas dos tempos apostólicos, tornadas famosas por suas filhas e os parentes do Apóstolos e mais tarde pelos Padres da Igreja, como Santo Ambrósio. Roma está cheia de santuários dessas primeiras religiosas que viveram o ideal religioso desde o início do cristianismo, à imitação da Santíssima Virgem Maria, sendo ela mesma uma virgem consagrada ao serviço do templo.
Antes da benção do novo mosteiro de São José, D. Bernard Fellay pregou em três, dos sete dias de retiro às irmãs, postulantes e noviças.
O ano que se inciai é um ano de formação para a nova comunidade de irmãs. Elas seguirão o programa tradicional de formação religiosa. Além do status específico das novas fundações, há o período habitual de postulante, o noviciado de dois anos, seis anos de votos temporários e depois, os votos perpétuos (no caso ordens religiosas fazem votos solenes) e a consagração das virgens.
Os planos atuais prevêem uma comunidade começando entre 10 e 12 vocações. A cerimônia de vestimenta religiosa para as irmãs acontecerá no dia 17 de outubro deste ano, na festa de Santa Margarida Maria.
O fim de semana abundou em outros felizes eventos. Na manhã da bênção, D. Fellay celebrou uma grande e solene missa pontifical e três irmãos receberam a tonsura.
Deo gratias.