RECONCILIAÇÃO DA ANTIGA CAPELA DA VISITAÇÃO EM PUY-EN-VELAY (FRANÇA)

Na terça-feira, 16 de julho de 2019, na festa de Nossa Senhora do Carmo, realizou-se a bonita e comovente cerimônia de reconciliação da antiga Capela da Visitação, em Puy-en-Velay, na França, recentemente adquirida pela FSSPX, em junho passado. 

Fonte: La Porte Latine – Tradução: Dominus Est

Uma história turbulenta

De fato, durante a turbulência revolucionária, a capela conventual das Visitandinas, construída em 1655, foi transformada em um farsante tribunal julgando e condenando à morte muitos sacerdotes, religiosos e leigos por sua fé e seu vínculo à Igreja. Esses sacrilégios e sucessivas profanações, todas essas graves ofensas contra Deus, impediram qualquer celebração cultual nesta capela, enquanto não fosse “reconciliada” de acordo com o ritual da Igreja.

Retomada da Fraternidade São Pio X e reconciliação

O Pe. Pierre Barrère oficiou, cercado pelos fiéis da região que puderam assistir a esta rara cerimônia pela qual o Céu retoma a posse de sua propriedade. Primeiro, as paredes exteriores são aspergidas com água benta, recitando o salmo “Miserere mei Deus“. Depois todos voltam para a capela, invocando os santos. Então o Salmo 67 é cantado. Cada verso é precedido pela antífona “Exsurgat Deus” [Deus se levanta e seus inimigos se dispersam, seus adversários fogem diante de Sua face]. Finalmente as paredes interiores são aspergidas … A Missa do dia pode começar.

Durante sua homilia, o celebrante evocou a santidade do lugar, pelas religiosas de S. Francisco de Sales que ali se santificaram e pelo sangue derramado pelos numerosos mártires. Santidade dos locais em torno, o Monte Anis, escolhido entre milhares pela Santíssima Virgem para ser servida e honrada até o fim dos séculos. De fato, insígnia graça, a capela da Visitação está a 400 m da catedral-basílica de Puy-en-Velay.

A cerimônia desse dia é um novo ponto de partida para uma reconquista e de uma conquista da santidade pessoal sob o olhar benevolente de Nossa Senhora e do Menino Jesus. Do Monte Carmelo ou do Monte Anis, Nossa Senhora é igualmente maternal e pronta para nos ajudar, para a glória de Deus, o bem das almas, da França e de toda a cristandade.

A tradição diz que a basílica Puy foi consagrado pelos anjos, aqueles mesmos anjos que celebram Nossa Senhora do Carmo, como podemos cantar no Intróito da Missa do dia: “Alegremo-nos juntos no Senhor porque a festa que estamos celebrando hoje é a da Bem-aventurada Virgem Maria. Esta Solenidade alegra os anjos e todos em coro louvam o Filho de Deus. “