UM MOSTEIRO VOLTA A SE LIGAR COM A FRATERNIDADE SÃO PIO X

Situado perto de Monschau, na Alemanha, o mosteiro beneditino de Reichenstein foi fundado no século XII como um mosteiro premonstratense, no local de um antigo castelo fortificado do século XI. Após sua secularização em 1802, o local foi vendido a particulares. Durante os dois séculos seguintes, os edifícios foram utilizados como fábrica de telhas e azulejos e empresa agrícola, numa área de 125 hectares.

Fonte: DICI – Tradução: Dominus Est

Em 2008, o mosteiro beneditino de Notre-Dame de Bellaigue, em Auvergne, ligado à Tradição da Igreja e à liturgia tradicional latina, “comunidade amiga” da Fraternidade São Pio X até então, recebeu o patrimônio e um extenso trabalho de restauração começou a devolver o local à sua vocação monástica, e uma fundação foi realizada em 2017.

No entanto, em 2019, devido a dificuldades internas no mosteiro de Bellaigue, a Fraternidade de São Pio X teve que romper seus laços de amizade com o Superior das duas casas religiosas.

Por sua vez, em 2 de fevereiro de 2025, o Mosteiro de Reichenstein cortou relações com o Prior de Bellaigue e, assim, renovou seus laços com a FSSPX.

Publicamos aqui o comunicado de imprensa pelo qual esta decisão foi tornada pública:

Comunicado do Mosteiro do Imaculado Coração de Maria, Reichenstein (Alemanha)

Após cuidadosa reflexão e oração, devido aos graves problemas internos do Mosteiro de Notre-Dame de Bellaigue, e ao recurso à “Resistência” para as ordenações, distanciamo-nos da autoridade do Rev. Pe. Placide (Prior do Mosteiro Notre-Dame de Bellaigue), nossa sede). Em consciência, não podemos continuar a depender dele.

Queremos continuar nossa vida monástica em fidelidade à tradição beneditina e à Tradição da Igreja Católica, em proximidade e amizade com a Fraternidade Sacerdotal São Pio X.

Mosteiro de Reichenstein, 2 de fevereiro de 2025,
na festa da Purificação de Nossa Senhora,
Pe. Bernard OSB, Prior
Pe. Benoît OSB