Fonte: FSSPX Itália – Tradução: Dominus Est
Fundada em 1974 com a tomada de hábito das primeiras religiosas, a Congregação das Irmãs da Fraternidade São Pio X visa ajudar o apostolado dos padres da FSSPX. Seus fundadores, D. Marcel Lefebvre e sua irmã, Madre Marie-Gabriel Lefebvre, eram ambos da Congregação Missionária do Espírito Santo.
Quando a crise da Fé estendeu sua devastação às almas após o Concílio Vaticano II, D. Lefebvre, guiado pela Providência, fundou a Fraternidade Sacerdotal, e depois a Fraternidade das Irmãs, confiando os primeiros passos a Madre Marie-Gabriel. As Irmãs exercem seu apostolado aos pés do altar, com participação no Santo Sacrifício da Missa, da qual retiram o seu espírito de entrega total, e com uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento, intercedendo pelos sacerdotes e pela hierarquia do Igreja. Seguindo Nossa Senhora da Compaixão, sua principal Padroeira, eles se oferecem em união com a Vítima divina para a salvação das almas, e especialmente das almas sacerdotais.
Uma espiritualidade centrada na Santa Missa
A espiritualidade centrada na Santa Missa é alimentada também pelas Horas da Prima, Sexta e Completas (Laudes, Sexta, Vésperas e Completas aos domingos e festas), meditação, leitura espiritual, o rosário. O embelezamento dos lugares e ofícios litúrgicos será a consequência lógica: o estudo do canto gregoriano e da arte floral, a confecção do linho e das vestes litúrgicas fazem parte das suas várias atividades. Religiosas, eles se consagram a Deus com os três votos: de pobreza, castidade e obediência, após dois anos e meio de formação em um dos quatro noviciados. Em seguida, são enviados a uma das 28 comunidades que atualmente formam a Congregação. Lá encontrarão a vida comum, que é para elas um poderoso suporte nas dificuldades e nas alegrias.
O apostolado que nasce da vida interior
O seu apostolado externo nasce da vida interior de união com Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela favorece e completa a dos sacerdotes da FSSPX em seus Priorados, nas Missões, nas escolas, nas casas de retiro, nas casas para idosos, nos Seminários. As Irmãs dedicam-se voluntariamente às incumbências materiais como o ensino nas escolas (disciplinas gerais nas séries elementares, cursos práticos nas séries secundárias), aulas de catecismo (nas escolas ou Priorados), campos e oratórios, visitas a os idosos e os enfermos, às oficinas, à direção dos coros paroquiais, etc., de acordo com os diversos trabalhos realizados. A Casa Matriz é a sede da obra do Catecismo por Correspondência dedicada à Nossa Senhora de Fátima, bem como o secretariado francês da Cruzada Eucarística. Em 2019, a Congregação contava com mais de 180 Irmãs professas (de 18 nacionalidades diferentes), divididas em 10 países: França, Bélgica, Suíça, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Argentina, Gabão, República Dominicana e Austrália. Os noviciados, lugares de formação das religiosas, estão localizados na França, Alemanha, Estados Unidos e Argentina.
PARA SABER MAIS SOBRE AS IRMÃS DA FSSPX CLIQUE AQUI