A DITADURA NICARAGUENSE DISSOLVEU A COMPANHIA DE JESUS NO PAÍS E SE APROPRIOU DE SEUS BENS

Ortega, tyran du Nicaragua

A ditadura liderada por Daniel Ortega na Nicarágua revogou a personalidade jurídica da Associação Nicaraguense da Companhia de Jesus e decretou a expropriação do seu patrimônio, que inclui uma universidade e duas escolas privadas.

Fonte: Médias Presse Info – Tradução: Dominus Est

A dissolução da Companhia de Jesus na Nicarágua foi autorizada pela Ministra do Interior do país, María Amelia Coronel Kinloch, segundo o acordo ministerial publicado no jornal oficial La Gaceta.

Esta ordem ministerial intervém uma semana depois do sistema judicial nicaraguense, controlado pela ditadura sandinista, ter bloqueado as contas bancárias e congelado os bens da Universidade Centro-Americana (UCA), propriedade dos Jesuítas. A UCA é um dos centros educacionais privados de maior prestígio neste país da América Central.

Na decisão ministerial desta quarta-feira, o Ministério do Interior declarou que a Associação Companhia de Jesús da Nicarágua foi banida por suposta violação da lei.

Com relação à disposição dos bens da organização, que inclui as 2 escolas privadas de Loyola e da América Central, foi explicado que a responsabilidade pela transferência de bens móveis e imóveis em nome do Estado da Nicarágua cabe ao Escritório do Procurador Geral do Estado da Nicarágua.