AO TRABALHO!

Em todo retorno de férias, lembremo-nos de que o trabalho traz, junto com os frutos e lucros que dele se obtêm, a felicidade: um sinal de que Deus assim assim o deseja e traz a sua bênção.

Fonte: La Porte Latine – Tradução: Dominus Est

Sabemos que o trabalho corresponde à vontade de Deus para o homem: Adão, o primeiro deles, é conduzido pelo Senhor Deus “ao jardim do Éden para o cultivá-lo e guardá-lo” (Gn 2,15). Assim como comer e beber, o trabalho traz, junto com os frutos e o lucro que dele se obtêm, a felicidade: um sinal de que Deus assim o deseja e traz a sua bênção.

No Antigo Testamento, os livros sapienciais frequentemente afirmam: “E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.“, diz Eclesiastes (3, 13). “Porque comerás do trabalho das tuas mãos: bem-aventurado és! E te irá bem”, diz o Salmo 127 ao pai de família. E no livro de Provérbios (cap. 31), a mulher forte — modelo da mulher judia, fiel a Deus e sábia no governo da sua casa — é elogiada pelo trabalho das suas mãos, desde o preparo das refeições até o governo das criadas, desde os negócios até as obras de misericórdia: “Dai-lhe graças pelo fruto do seu trabalho“!

O fato de Deus abençoar o trabalho dessa forma não significa que ele não se tornou penoso após o pecado original. O castigo do Senhor recai, inexoravelmente, sobre Adão e seus descendentes: “Comerás o pão com o suor do teu rosto, até que voltes á terra, de que foste tomado” (Gn 3,19). Deus também nos lembra: “Não despreze os trabalhos árduos, nem o trabalho dos campos instituído pelo Altíssimo” (Sb 7,15). No Novo Testamento, São Paulo retoma as lições dessa sabedoria inspirada e a aplica àqueles que, sob o pretexto do fim iminente do mundo, se entregam à preguiça: “Porquanto ouvimos dizer que alguns entre vós andam inquietos, nada fazendo, mas ocupando-se em coisas vãs.A estes, pois, que assim procedem, ordenamos e rogamos no Senhor Jesus Cristo que comam o seu pão, trabalhando pacificamente.” (2 Ts 3,11).

Pe.Louis-Marie Berthe, FSSPX