Fonte: Bulletin Hostia (SSPX Great Britain) – Tradução: Dominus Est
O Ato Heroico de Caridade é uma oferta, um oferecimento voluntário de todas as obras pessoais de satisfação que possamos realizar durante nossas vidas, e de todos os sufrágios que possamos receber após nossa morte, para serem aplicados ao alívio das almas do Purgatório. Colocamos tudo nas mãos da Bem Aventurada Virgem, rogando-lhe que as disponha como lhe aprouver em favor dos fiéis defuntos. Embora esta oferta tenha sido aprovada por vários Papas e enriquecida por muitas indulgências, algumas objeções foram feitas a ela, conforme considerado nos parágrafos a seguir.
Alguns relutam em abrir mão de todo o controle de suas riquezas espirituais, dispondo tudo às almas sofredoras, e imaginam que chegarão ao seu julgamento de mãos vazias. Mas esse raciocínio é falso. Uma simples explicação do ensinamento da teologia sobre este ponto será suficiente para nos assegurar que nada perderemos, mas, na realidade, muito ganharemos com esta prática sagrada. Cada uma de nossas boas obras, realizada em estado de graça, normalmente possui um triplo valor aos olhos de Deus:
1. A obra é meritória, ou seja, aumenta o nosso mérito; dá-nos direito a um novo grau de glória no Céu.
2. É impetratória, ou seja, como uma oração, pois tem a virtude de obter alguma graça de Deus.
3. É satisfatória, porque pode satisfazer a Justiça Divina e pagar as nossas dívidas de pena temporal perante Deus.
O mérito é inalienável e permanece propriedade da pessoa que realiza a ação. Ao contrário, o valor impetratório e satisfatório pode beneficiar outros, em virtude da Comunhão dos Santos. Compreendido isto, coloquemos esta questão prática: Quais são os sufrágios pelos quais, segundo a doutrina da Igreja, podemos socorrer as Almas do Purgatório?
Consistem em orações, esmolas, jejuns e penitências de qualquer espécie, indulgências e, acima de tudo, o Santo Sacrifício da Missa. Todas as obras realizadas em estado de graça, Nossa Senhora oferece à Divina Majestade para o alívio de nossos irmãos no Purgatório, e Deus as aplica a essas almas segundo Sua Justiça e Misericórdia. Por meio desse admirável arranjo, ao mesmo tempo em que protege os direitos de Sua Justiça, nosso Pai Celestial multiplica os efeitos de Sua Misericórdia. A assistência misericordiosa que Ele nos permite dar aos nossos irmãos sofredores é de excelente proveito para nós mesmos. É uma obra não apenas vantajosa para os falecidos, mas também santa e salutar para os vivos.
Portanto, o Ato Heroico não nos priva de forma alguma de todo o mérito de nossas boas obras. Na verdade, ele as multiplica cem vezes. E, quem sabe, quantas miríades de almas glorificadas nos mostrarão sua gratidão por sua rápida libertação daquele terrível lugar de sofrimento para a luz eterna.
Pai Celestial, em união com os méritos de Jesus e Maria, ofereço-Vos, em favor das pobres almas, todo o valor satisfatório das minhas obras durante a vida, bem como tudo o que será feito por mim após a morte. Dou-Vos tudo de mim através das mãos da Imaculada Virgem Maria, para que Ela possa libertar as as almas que desejar, segundo a Sua sabedoria celestial e o Seu amor maternal por elas. Recebe esta oferta, ó Deus, e conceda-me em troca um aumento da Vossa graça. Amém.