Fonte: La Porte Latine – Tradução: Dominus Est
A FSSPX está presente no Sri Lanka – antigo Ceilão – há mais de 20 anos, mas o Priorado São Francisco Xavier, em Negombo (na costa oeste da ilha), nunca teve uma capela de verdade. A garagem de uma residência foi transformada em santuário, na qual se acrescentou uma cobertura que serve como nave para os fiéis. Há cerca de 6 anos, uma torre foi adicionada ao conjunto, mas isso não retirou a aparência de “Salão do Reino” das Testemunhas de Jeová …, de nossa capela. Assim, foi decidido construir uma verdadeira igreja. Ela será modesta – 100 lugares -, mas digna da glória de Deus e de sua Mãe Santíssima, a quem será consagrada.
No dia 21 de abril de 2016, Dom Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade São Pio X, abençoou a primeira pedra da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe.
A cerimônia começa pela bênção de uma cruz de madeira, colocada no local do futuro altar. Em seguida, o prelado abençoa a primeira pedra. Todos os santos do céu são então invocados, assim como em todas as grandes ocasiões litúrgicas. O pergaminho que menciona a data da cerimônia e é em seguida assinado pelo clérigo e alguns leigos, incluindo o mestre de obras. Ele é inserido na pedra, com algumas moedas emitidas recentemente e o jornal do dia. A pedra é lacrada e colocada em seu lugar. É costume colocar uma relíquia. No nosso caso, trata-se da de Santa Filomena: daí as palavras Pax tecum gravadas na pedra – como na laje onde o corpo da jovem mártir foi encontrado nas catacumbas de Priscila, em Roma -, com a data da cerimônia.
Pe. Bento Wailliez , sacerdote da Fraternidade Sacerdotal São Pio X , prior de Negombo