DO SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS, CHAMADO VULGARMENTE O CREDO – CAPÍTULO X – PARTE 4

pio xDo nono artigo do “Credo”

§ 4o – Do Papa e dos Bispos

191)     Quem é o Papa?

O Papa, a quem chamamos também Sumo Pontífice ou Romano Pontífice, é o sucessor de São Pedro na Sede de Roma, o Vigário de Jesus Cristo na terra, e o chefe visível da Igreja. 

192)     Por que o Romano Pontífice é o sucessor de São Pedro?

O Romano Pontífice é o sucessor de São Pedro, porque São Pedro reuniu na sua pessoa a dignidade de Bispo de Roma e de chefe da Igreja e porque, por disposição divina, estabeleceu em Roma a sua sede, e aí morreu. Por isso quem é eleito Bispo de Roma, é também herdeiro de toda a sua autoridade. 

193)     Por que o Romano Pontífice é o Vigário de Jesus Cristo?

O Romano Pontífice é o Vigário de Jesus Cristo porque ele O representa na terra, e faz as suas vezes no governo da Igreja.

194)     Por que o Romano Pontífice é o Chefe visível da Igreja?

O Romano Pontífice é o Chefe visível da Igreja porque a dirige visivelmente com a mesma autoridade de Jesus Cristo, que é a cabeça invisível da Igreja. 

195)     Qual é, pois, a dignidade do Papa?

A dignidade do Papa é a maior entre todas as dignidades da terra e dá-lhe um poder supremo e imediato sobre todos e cada um dos Pastores e dos fiéis. 

196)     Pode errar o Papa ao ensinar à Igreja?

O Papa não pode errar, quer dizer, é infalível nas definições que dizem respeito à fé e aos costumes. 

197)     Qual é o motivo por que o Papa é infalível?

O Papa é infalível em razão da promessa de Jesus Cristo e da contínua assistência do Espírito Santo. 

198)     Quando o Papa é infalível?

O Papa é infalível só quando, na sua qualidade de Pastor e Mestre de todos os cristãos, em virtude da sua suprema autoridade apostólica, define uma doutrina relativa à fé e aos costumes, que deve ser seguida por toda a Igreja. 

199) Quem não acreditasse nas definições solenes do Papa, que pecado cometeria?

Quem não acreditasse nas definições solenes do Papa, ou ainda só duvidasse delas, pecaria contra a fé; e, se obstinasse nesta incredulidade, já não seria mais católico, mas herege. 

200)     Para que fim Deus concedeu ao Papa o dom da infalibilidade ?

Deus concedeu ao Papa o dom da infalibilidade, a fim de que todos estejam certos e seguros da verdade que a Igreja ensina. 

201)     Quando foi definido que o Papa é infalível ?

A infalibilidade do Papa foi definida pela Igreja rio Concílio do Vaticano; e, se alguém ousasse contradizer esta definição, seria herege e excomungado 

202) A Igreja, ao definir que o Papa é infalível, estabeleceu porventura uma nova verdade de fé ?

Não. A Igreja, ao definir que o Papa é infalível, não estabeleceu uma nova verdade de fé, mas só definiu, para se opor a erros novos, que a infalibilidade do Papa, contida já na Sagrada Escritura e na Tradição, e uma verdade revelada por Deus, e que por conseguinte se deve crer como dogma ou artigo de fé. 

203)     Como todo o católico deve proceder para com o Papa ?

Todo o católico deve reconhecer o Papa como Pai, Pastor e Mestre universal, e estar unido a ele de espírito e coração. 

204) Depois do Papa quais são, por instituição divina , as personagens mais venerandas na Igreja?

Depois do Papa, por instituição divina, as personagens mais venerandas na Igreja são os Bispos. 

205)     Quem são os Bispos ?

Os Bispos são os Pastores aos fiéis, estabelecidos pelo Espírito Santo para governar a Igreja de Deus, nas sedes que lhes são confiadas sob a dependência do Romano Pontífice. 

206)     Que é o Bispo na própria diocese ?

O Bispo na própria diocese é o Pastor legítimo, o Pai, o Mestre, o superior de todos os fiéis, eclesiásticos e leigos, que pertencem à mesma diocese. 

207)     Por que o Bispo se chama Pastor legítimo ?

Chama-se o Bispo Pastor legítimo, porque têm jurisdição, isto é, o poder que tem de governar os fiéis da própria diocese, foi-lhe conferido segundo as normas e leis da Igreja. 

208)     De quem são sucessores o Papa e os Bispos ?

O Papa é sucessor de São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, e os Bispos são sucessores dos Apóstolos, ao que diz respeito ao governo ordinário da Igreja. 

209)     Deve o fiel estar unido ao próprio Bispo ?

Sim, todo o fiel, eclesiástico ou leigo, deve estar unido de espírito e de coração ao próprio Bispo que está em graça e comunhão com a Se Apostólica. 

210)     Como deve proceder o fiel para com o próprio Bispo ?

Todo o fiel, eclesiástico ou leigo, deve respeitar, amar e honrar o próprio Bispo, e prestar-lhe obediência em tudo o que se refere ao bem das almas e ao governo espiritual da diocese. 

211)     Quais são os auxiliares do Bispo na cura das almas ?

Os auxiliares do Bispo na cura das almas são os Sacerdotes, e principalmente os párocos. 

212)     Quem é o pároco ?

O pároco é um Sacerdote delegado para presidir e dirigir, sob a dependência do Bispo, uma porção da diocese, que se chama paróquia. 

213)     Que deveres têm os fiéis para com o seu pároco ?

 Os fiéis devem conservar-se unidos ao seu pároco, ouvi-lo com docilidade, professar-lhe respeito e submissão em tudo o que interessa ao bem da paróquia.