Fonte: La Porte Latine – Tradução: Dominus Est
No dia 24 de fevereiro de 2018, Dom Alfonso de Galarreta, Bispo Auxiliar da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, durante a Missa Pontifical, deu a tonsura a 9 seminaristas do segundo ano e a 3 monges do Mosteiro dos Beneditinos de Bellaigue.
Foram os abades Arnaud Sélégny, Bernard de Lacoste e Vincent d’André que assistiram D. Galarreta durante esta bela e emocionante cerimônia.
O Bispo então conferiu as primeiras ordens menores a 8 seminaristas de terceiro ano .
Em sinal de renúncia à vida do mundo, o pontífice corta algumas mechas de cabelo. Nas ordens antigas, a tonsura é mais visível, como ainda é usada, por exemplo, nos capuchinhos e os beneditinos, que depois da cerimônia de tonsura não usam mais que uma coroa de cabelo.
Depois de dar a tonsura, Sua Excelência conferiu as ordens menores (1):
– O Hostiário (2) tem a tarefa de abrir e fechar as portas da igreja e garantir a santidade do local de culto. Ele também é responsável por chamar, tocando o sino, os fiéis para funções divinas.
– O Leitor lê as leituras do Antigo Testamento em público: desta forma, ele começa a exercer o papel sacerdotal de ensino.
Rezemos pela perseverança desses jovens que são fonte de verdadeira esperança e promessa para a Igreja.
Notas
- As quatro ordens menores (Hostiário, Leitor, Exorcista e Acólito) são graus do sacerdócio. Não são mais conferidas nos seminários conciliares.
- “O porteiro deve guardar a igreja dia e noite, cuidar para que nada se perca; abrir e fechar a igreja e a sacristia; cuidar da limpeza e da decoração da igreja; tocar os sinos para indicar as horas das diferentes orações; manter a ordem do lugar e observar o silêncio e a modéstia; evitar que os infiéis entrem na igreja, perturbando os serviços, profanando os mistérios; abrir o livro ao pregador. ”
************************
“Senhor, dai-nos sacerdotes,
Senhor, dai-nos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitas santas vocações religiosas,
Senhor, dai-nos famílias católicas,
São Pio X, rogai por nós”