MISSA PONTIFICAL
A Missa Pontifícal foi celebrada por D. Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, assistido pelo Pe. Niklaus Pfluger e Pe. Alain-Marc Nély, que respectivamente são Primeiro e Segundo Assistentes Gerais da Fraternidade.
O padres assistentes foram Pe. Yves le Roux, Superior do Semiário São Tomás de Aquino (Dyllwin/EUA), Pe. Christian Thouvenot , Secretário-Geral, e Pe. Pablo Suarez, Tesoureiro Geral, que foram, respectivamente, diácono e subdiácono da cerimônia solene.
ATO DE CONSAGRAÇÃO DA RÚSSIA
Pronunciada por Dom Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, D. Bernard Tissier de Mallerais e D. Alfonso de Galarreta, bispos auxiliares.
“Prostrados aos pés de vosso trono de graça, ó Rainha do Santíssimo Rosário, nós nos propomos cumprir tudo quanto o que de nós exigiu, que vós exprimirdes em vossa vinda, há cem anos, aparecendo a nós nesta terra.
Os abomináveis pecados do mundo; as perseguições à Igreja de Jesus Cristo; mais ainda a apostasia das nações e o abandono das almas cristãs; e também o esquecimento de vossa maternidade de graça por muitos, sobrecarregam vosso Coração doloroso e Imaculado, tão unido em sua compaixão aos sofrimentos do Sagrado Coração de vosso divino Filho.
A fim de reparar tantos crimes, tendes solicitado o estabelecimento da devoção reparadora ao vosso Coração Imaculado; e, a fim de deter os flagelos de Deus que predissestes, fizestes-vos a mensageira do Altíssimo para exigir do Vigário de Jesus Cristo, unido a todos os bispos do mundo, a consagração da Rússia ao vosso Imaculado Coração. Infelizmente, vossa mensagem ainda não foi levada em consideração.
Por causa disso, a fim de antecipar o feliz dia em que o Soberano Pontífice finalmente irá aderir aos pedidos de vosso Divino Filho; sem querer atribuir uma autoridade que não nos pertence, mas por uma humilde súplica dirigida ao seu Coração Imaculado, em nosso título de bispos católicos, imbuídos de preocupação com o destino da Igreja universal e unidos a todos os sacerdotes e crentes fiéis, estamos empenhados em responder, por nossa parte, os pedidos do Céu.
Dignai-vos, ó Mãe de Deus, aceitar em primeiro lugar esse ato solene de reparação que nós apresentamos ao vosso Imaculado Coração por todas as ofensas com as quais, junto ao Sagrado Coração de Jesus, está sobrecarregado pelos pecadores e ímpios.
Em segundo lugar, nós damos, entregamos e consagramos, na medida do possível, a Rússia ao vosso Coração Imaculado: nós vos suplicamos, em vossa maternal misericórdia, que tomais esta nação sob sua poderosa proteção, de torna-la vosso domínio onde reine como rainha, uma terra predicta e abençoada. Nós vos suplicamos que vos sujeite tão bem a essa nação para que se torne um novo reino para Nosso Senhor Jesus Cristo, uma nova herança para seu cetro suave. Que retornando também de seu antigo cisma, ela volte para a unidade do único rebanho do Pastor eterno, e, que, submissa ao Vigário de vosso Divino Filho, torne-se um fervoroso apóstolo do Reinado social de Nosso Senhor Jesus Cristo no todas as nações da terra.
Nós vos suplicamos, ó Mãe de misericórdia, por esse milagre tão maravilhoso de vosso poder suplicante, para manifestar ao mundo a verdade de vossa mediação universal da graça. Dignai-vos, finalmente, ó Rainha da Paz, trazer ao mundo a paz que o mundo não pode dar, a paz das armas e a paz das almas, a paz de Cristo no Reinado de Cristo, e o Reinado de Cristo por meio do reinado de seu Coração Imaculado, ó Maria! Amém.”
TERÇO
Por volta das 15 horas, em um lugar chamado “Os Valinhos”. onde a temperatura atingiu 39°C, e sob a sombra das oliveiras, os peregrinos rezaram o terço, com o qual se deu o encerramento da Peregrinação pelo centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima.
Os fiéis vindos de todo o mundo, meditaram os mistérios gloriosos graças a pregação dada em português e francês pelo Pe. Bertrand Labouche, que foi Prior de Portugal por 10 anos. O terço foi rezado ao redor da imagem de Nossa Senhora, que visitou este lugar em 19 de agosto de 1917, ou seja, quase exatamente cem anos atrás.
Durante a meditação do segundo mistério glorioso, foram citadas estas firmes palavras de São Pio X sobre o Santíssimo Rosário: “De todas as orações, é a mais bela, a mais rica em graças; é a oração que toca mais o coração da Mãe de Deus … se querem que a paz reine em suas casas, rezem o rosário em família, é a mais bela depois da oração da Santa Missa. Dê-me um exército de reze o rosário, e conquistarei o mundo! “
Pe. Philippe Brunet, atual Superior da Casa Autônoma da Espanha e Portugal dirigindo-se aos mais de 9000 peregrinos presentes, disse: “Somos parte desse exército que deve cristianizar o mundo!“
Para ver as fotos do primeiro dia, clique aqui.