MÉXICO: RITOS MAIAS NA MISSA

A diocese de San Cristóbal de las Casas, no sul do México, enviará ao Papa Francisco uma proposta para incluir ritos indígenas maias nas “Missas”. Isso incluiria danças, música, até mesmo a participação de mulheres na liturgia.

Fonte: DICI – Tradução: Dominus Est

O cardeal Felipe Arizmendi Esquivel, antigo Bispo de San Cristóbal, que coordena os trabalhos, explicou, em 1º de março de 2023, à agência de notícias de língua espanhola EFE, que esta proposta será apresentada em abril à assembleia da Conferência Episcopal Mexicana (CEM) .

Em seguida, em maio, será apresentada em Roma, pelo Arcebispo de Puebla, Víctor Sánchez Espinosa, presidente da Comissão Pastoral Mexicana para a Liturgia.

Dom Martínez esclareceu que as inovações em questão já foram praticadas nas celebrações em tzeltal e tzotzil(*). “Elas foram aprovadas pelo Bispo e pela comunidade e agora queremos que haja uma aprovação de Roma, da Sé Apostólica para a Igreja universal”, acrescentou ele.

Trata-se da segunda proposta desse tipo proveniente de uma comunidade católica local, segundo a EFE, sendo a primeira a do Rito Zairense, aprovado pela Santa Sé em 1988.

Rito zairense, rito mexicano, rito amazônico…, mas nada para rito tridentino, considerado demasiado romano pelas atuais autoridades da Igreja.

(*) Nota: o tzeltal é uma língua maia falada no México por cerca de meio milhão de pessoas, principalmente no estado de Chiapas. Tzotzil também é uma língua maia, falada no mesmo estado por pouco mais de meio milhão de habitantes.