O SIGNIFICADO DAS VESTIMENTAS

Algumas palavrinhas sobre homens, mulheres e a "pessoa certa" - Modéstia e  Pudor

O vestuário é o reflexo e a expressão da nossa mais profunda personalidade e da nossa adesão pessoal a um modo particular de pensar e de viver.

Fonte: Le Parvis n ° 111 – Tradução: Dominus Est

Hoje em dia, somos aconselhados a “dar sentido” a qualquer atividade ou iniciativa, e esta fórmula convencional nos é muito conveniente pela sua relevância: de fato, o cristão não pode suportar a insignificância que consiste, sobretudo, em adotar um comportamento e realizar suas atividades de forma mecânica e rotineira, isto é, na ausência de uma verdadeira intenção ou de uma forma mundana, ou seja, sob a inspiração dominante do respeito humano. São Paulo encorajou seus fiéis a “fazer tudo para a glória de Deus”, mesmo enquanto comiam ou dormiam. O modo de vestir certa peça de roupa nunca ser banalizado, pois ao vestir-se, inevitavelmente torna-se portador de uma forte mensagem pela qual, de uma mesma forma, se assume responsabilidades e consequências. Trata-se, portanto, de determinar, de forma consciente, o significado que se pretende dar ao uso de tal ou tal vestuário, levando em consideração pelo menos os três parâmetros a seguir.

Um sinal de identificação e decoro na vida social

Pelo menos em tempos normais (e, portanto, fora de períodos de crises políticas, perseguições religiosas, etc.) é legítimo e mesmo oportuno se fazer reconhecer, à primeira vista, por uma aparência evidente: o fato de vestir um traje é a melhor ilustração. Um oficial de trânsito é imediatamente respeitado porque seu uniforme o identifica como representante da polícia. Entusiasmamo-nos em homenagear a bravura de nossos soldados quando desfilam em seus trajes cerimoniais. Sem dúvida, a escolha da roupa é, em grande parte, uma questão de gosto individual, mas apenas até certo ponto porque nunca pode ser deixada a uma pura fantasia, nem ao capricho do momento. Uma das primeiras regras dos bons modos e do respeito elementar devido ao próximo exige vestir-se de acordo com os costumes legítimos e as adequações ligadas à idade, sexo, condição, função, circunstâncias (casamento ou funeral por exemplo).

Nessas circunstâncias, as práticas do mundo às vezes são muito esclarecedoras: em um restaurante um pouco “chique”, os garçons devem usar roupas adequadas para respeitar a honorabilidade dos clientes, mesmo que esse traje seja bastante desconfortável para ele. Por outro lado, em uma cantina para “caminhoneiros“, pode-se permitir, sem escrúpulos, colocar-se à vontade prestando o serviço de camiseta, bermuda e tênis. O bom senso obviamente tolera o uso roupas “banais” em certas atividades como a prática esportiva e o trabalho manual. Por outro lado, as relações com os outros exigem que todos tornem seu emprego pelo menos tolerável, porque não agradável, e a esse respeito: roupas adequadas, limpas, de bom gosto e até mesmo elegantes se tornam um elemento apreciável de convivência.

Arma de combate e de vitória na vida espiritual

A Bíblia fornece a origem da vestimenta na história da queda de nossos primeiros pais: assim que ofenderam a Deus, descobriram a desordem da concupiscência e a revolta dos sentidos contra a razão e imediatamente sentiram a necessidade de se vestir para, pelo menos, aliviar parte dessa vergonha. A Igreja fez disso um dos primeiros dogmas essenciais da nossa fé: todo cristão deve saber que, como “redimido“, permanece muito vulnerável e nunca está completamente livre desta luta da carne contra o espírito, apesar da graça inicial do batismo e da ajuda da vida cristã com a oração e os sacramentos. Mas os efeitos da Redenção não nos permitem desanimar diante desta dura realidade: amparado pela graça, o homem possui os meios para recuperar uma certa “integridade” na qual a alma recupera toda a sua dignidade e excelência em relação ao corpo que, mais uma vez, consegue dominar. Mas é uma questão de praticar um verdadeiro ascetismo, que São Paulo declarou ser necessário em referência à sua própria experiência: “Castigo o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que não suceda que, tendo prègado aos outros, eu mesmo venha a ser réprobo.” (1 Cor 9,27). Essa “mortificação” da carne pode ser praticada de maneira suficiente e muito santificadora, sem ir até as sangrentas austeridades dos anacoretas e seus feitos de penitência obtidos com suas flagelações, cilícios e outros instrumentos de “tortura“… A simples fidelidade de usar uma roupa decente em todas as ocasiões, como a exigida pela Igreja para a recepção da Sagrada Comunhão, pode ser suficiente para honrar nossa condição de “penitentes” sem passar por isso, mas vivendo-a com um nobre ideal: ” trazendo sempre em nosso corpo a mortificação de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste nos nossos corpos” (2 Cor 4,10).

Testemunho de fidelidade na consagração a Deus

O cristão sabe que não basta crer para ser salvo, mas cada um deve manifestar publicamente a sua fé, seja qual for o seu estado e a sua função: “Porque com o coração se crê para (alcançar) a justiça, mas com a boca se faz a confissão para conseguir a salvação” (Rom. 10,10). Com efeito, para alcançar este brilho exterior, todo batizado recebe o sacramento da confirmação que lhe confere a missão e as armas de um “soldado de Cristo”. Mas em que consiste este apostolado e quais são as verdades que são especialmente importantes dar a conhecer? Parece que o santo Papa Pio XII respondeu a esta dupla questão quando recomendou aos peregrinos que o visitavam em Roma: “deveis ser encontrado ‘habitado’ enquanto vives no mundo”. Esta exortação do pontífice é fácil de entender: para tornar-se um representante autêntico de Cristo, não é necessário tornar-se um “Testemunha de Jeová” assediando as pessoas em suas casas, mas basta irradiar a presença de Deus dentro de si mesmo.

É verdade que, na recepção do batismo, a nossa alma foi antes de tudo purificada e enriquecida com a vida sobrenatural, mas também o nosso corpo foi santificado pelo santo Crisma que a Igreja usa para a consagração de um cálice, de uma Igreja e das mãos do novo sacerdote. A fim de incitar os primeiros cristãos a renunciar a todas as formas de impureza, São Paulo empregou principalmente este argumento: “Porventura não sabeis que os vossos membros são templo do Espírito Santo, que habita em vós, que vos foi dado por Deus, e que não pertenceis a vós mesmos?” (1 Cor 6,19). Estamos obviamente no extremo oposto das afirmações das feministas que: declaram: “meu corpo me pertence!” Além disso, sabemos que o sacerdote é obrigado a usar batina mesmo fora das cerimônias litúrgicas, porque deve se comportar em todos os lugares como um “homem de Deus”, mesmo em suas ocupações mais comuns. Tampouco é permitido ao cristão ser apenas um “homem como os demais”, mas ele é obrigado a proclamar em todos os lugares e em todo momento sua dignidade e orgulho em oferecer um tabernáculo vivo para a hóstia divina, seguindo São Paulo: “Glorificai (pois) e trazei a Deus no vosso corpo.”(1Cor. 6, 20). E na maioria das vezes, a maneira de se vestir como cristão é suficiente, por si só, para realizar este excitante programa, tornando-se um verdadeiro apóstolo de Cristo!

Vamos repetir: a roupa nunca pode permanecer neutra, mas é inevitavelmente o reflexo e a expressão da nossa mais profunda personalidade e da nossa adesão pessoal a um modo particular de pensar e de viver: trata-se, portanto, de ser coerente consigo mesmo e à realidade de quem somos. O “ser” e “parecer” são indissociáveis:

– cuidar da própria “imagem” externa com a preocupação prioritária de agradar ou ser aceito, seria expor-se à vaidade ou à cumplicidade

– por outro lado, ocultar as próprias convicções interiores, principalmente pelo medo de ser criticado ou marginalizado, seria correr o risco de covardia ou pusilanimidade.

Na prática, o homem também pode, por meio das roupas que veste, elevar-se e elevar os outros à verdade, ao bom, ao belo.

Pe. Pierre-Marie Laurençon, FSSPX

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