Dom Bernard Fellay administrou a tonsura, as ordens menores e o subdiaconato na Missa Pontifical do dia 17 de outubro.
Nesse dia, Dom Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, administrou:
- a tonsura a dois seminaristas argentinos.
- as ordens menores de hostiário e leitor a sete seminaristas (quatro argentino, dois brasileiros e um mexicano).
- as ordens menores de exorcista e acólito a seis seminaristas (quatro brasileiros, um argentinos e um mexicano).
- o subdiaconato a um seminarista brasileiro.
O Superior Geral chegou na sexta-feira, dia 9, para a Peregrinação à Basílica de Luján, a Visita Canônica anual e a Missa de Ordenações.
Dom Marcel Lefebvre nos explica no breve texto que segue a importância dessa cerimônia para a formação dos seminaristas:
“As ordenações são a razão de ser do seminário. Os dias de ordenação são dias realmente cheios da luz e da caridade do Espírito Santo. Os seminaristas estudam e rezam diariamente com vistas a receber as graças da ordenação. O seminário prepara sacerdotes e estas etapas regulares que representam as ordenações põem constantemente ante os olhos dos seminaristas o ideal do seminário.
É evidente que para receber a graça do sacerdócio, é necessário preparar-se durante muitos anos. Estas etapas, que sinalam a tonsura, as ordens menores e as ordens maiores, são tantas outras ocasiões para que os seminaristas façam um balanço e saibam se realmente estão respondendo ao chamado da Igreja, pafastando-se do espírito do mundo e aferrando-se a Deus, porque a Igreja lhes diz: Considerai o ministério que vos é confiado, pensai no que vos será concedido.”