Fonte: Bulletin Hostia (SSPX Great Britain & Ireland) – Tradução: Dominus Est
A impaciência nas expressões físicas (corporais) é aquela sensação involuntária de irritação que é despertada em nós por alguma causa externa e física. Estamos procurando por algo e não conseguimos encontrá-lo, estamos tentando fixar nossos pensamentos e alguns ruídos perturbadores tornam isso impossível, estamos tentando nos recompor para dormir e algum vizinho problemático nos acorda no exato momento em que o sono se aproximava.
Devido a toda essa impaciência devemos nos humilhar, como sendo um sinal de falhas cometidas no passado e não de pecado atual.
Esse tipo de impaciência física que, se antecipando a nossa razão, é, por vezes, o resultado de impaciência, orgulho e obstinação por muito tempo tolerados. O fantasma dos pecados passados reaparece para nos lembrar do que esquecemos e nos manter humildes.
Bom, nem sempre, pois Santa Teresa nos conta que, devido à problemas de saúde e desolação, ela tinha mutar dificuldade em permanecer calma e a gentil, e em resistir ao impulso de falar de forma ríspida e desagradável. Mas, como regra geral, essa impaciência física pode ser tomada, em todo caso, enquanto estivermos com boa saúde, como uma marca de orgulho não completamente subjugado e de vontade própria que não aprendeu totalmente a se submeter.
Como podemos nos livrar da impaciência física?
Principalmente educando-nos para suportar, suportando de bom grado até mesmo o que poderíamos evitar; esperando muito antes de bater novamente, se nosso primeiro sinal não surtir efeito; controlando nossa queixa ou gesto indicativo de nosso sofrimento.
Tais pequenos esforços de autodomínio são muito agradáveis a Deus, mas muitas vezes nos custam muito. Eles podem se preocupar com coisas insignificantes, mas a vitória sobre nós mesmos não é nada insignificante.
Aprenda então a procurar superar os primeiros movimentos de impaciência física.