PEREGRINAÇÃO DA FSSPX À NAGASAKI E AKITA (JAPÃO) – 2016

Fonte: FSSPX Ásia – Tradução: Dominus Est

Este slideshow necessita de JavaScript.

A peregrinação anual de fiéis da Ásia para Akita, Japão aconteceu de 29 abril à 8 maio de 2016. Este ano, os peregrinos também visitaram Nagasaki – a cidade onde São Maximiliano fundou Cidade de Imaculada (Mugenzai no Sono).

Fiéis do Japão, Singapura, Filipinas, Austrália, Malásia, EUA, Alemanha, Suíça e Polónia (o grupo inteiro contava com aproximadamente 100 pessoas) participaram da peregrinação.

Três sacerdotes atenderam às necessidades espirituais dos peregrinos durante esta peregrinação; Pe. Karl Stehlin – Superior do Distrito da Ásia; Pe. Thomas Onoda – Prior em Manila (Filipinas) e padre missionário no Japão; Pe. Peter Fortin – Diretor da Escola Primária e de Ensino Médio em Manila (Filipinas).

A peregrinação começou em Nagasaki. Cada dia da peregrinação iniciava-se com uma Missa solene. A Santa Missa era celebrada pelo Padre Karl Stehlin, Superior do Distrito da Ásia. Após a Santa Missa diária, o padre Karl Stehlin fazia uma conferência. Cada conferência era uma boa preparação espiritual para peregrinos que visitam locais de martírio em Nagasaki e lugares onde São Maximiliano Maria Kolbe pregou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nagasaki – “Pequena Roma”

Quando Colombo chegou às Américas, em 1492, Portugal estabeleceu uma nova rota para a Ásia através do Cabo da Boa Esperança, na costa sul da África. No início do século 16 Portugal havia estabelecido entrepostos comerciais em Goa, Malaca e Macau e em 1543 o Japão teve o seu primeiro contato direto com o Ocidente quando um navio Português saiu de seu curso normal e desembarcou na Ilha de Tanegashima.

Francisco  Xavier, um dos co-fundadores da Companhia de Jesus, ouviu falar sobre a ilha recém-descoberta do Japão e de seu povo com uma grande curiosodade nos novos conceitos de Anjiro, um japonês que ele encontrou em Malaca e decidiu iniciar uma missão no Japão.

O cristianismo foi introduzido no Japão pela primeira vez quando Xavier desembarcou em Kagoshima, em 1549. No ano seguinte, Xavier catequisou na ilha de Hirado e também visitou Kyoto (via Yamaguchi), que era a capital do Japão na época. Seguindo Xavier, muitos missionários da Companhia de Jesus e outras ordens religiosas vieram para o Japão. Eles se esforçaram para entender o idioma japonês, sua cultura e costumes, e converteu muitos japoneses ao cristianismo, em parte através de seu trabalho em hospitais e seu envolvimento em outras formas de caridade cristã. O cristianismo, assim, se espalhou por todo o Japão e, especialmente, em todo oeste do Japão. Na região de Nagasaki, muitas pessoas se converteram ao cristianismo em portos comerciais, como Hirado, Yokoseura, Kuchinotsu, Amakusa e Nagasaki, bem como nas ilhas Goto.

Como resultado, Nagasaki desenvolveu-se em um próspero centro cristão, cravejado com mais de 10 igrejas e hospitais no auge da atividade, tolerada por Tokugawa Ieyasu, e conhecido pelos comerciantes como “Pequena Roma”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Akita – Aparição de Nossa Senhora

Peregrinos chegaram a Akita em 3 de maio, à noite. Cada dia da peregrinação começou com a Missa e depois dela o Padre Karl Stehlin pregava retiros sobre Mãe de Misericórdia..

Em todas as tardes os peregrinos visitavam um convento conhecido como o Instituto das Servas da Sagrada Eucaristia. Akita é famosa pela aparição de Nossa Senhora.

Após a peregrinação Pe. Stehlin aceitou 10 novos Cavaleiros da Imaculada.

Peregrinos partiram de Akita em 8 de Maio. O tempo da peregrinação foi muito bom para aprofundar o conhecimento sobre a Imaculada e São Maximiliano, mas acima de tudo a peregrinação contribuiu para o crescimento espiritual como um Cavaleiro e Filho de Maria.

Deo per Immaculatam gratias!