PREPARAÇÃO PARA A ORAÇÃO MENTAL – MEDITAÇÃO IX: DA PRESENÇA DE DEUS

Resultado de imagem para rezando de joelhos igrejaVamos conversar com Deus sobre o importantíssimo negocio da salvação das nossas almas; porem, para que os nossos infernais inimigos não nos embaracem, armemo-nos primeiro com o sinal da Cruz, dizendo com vivíssima fé: Pelo sinal da Santa Cruz, etc…

Feito o sinal da Cruz, digamos:

Espíritos tentadores e demônios malditos apartem-vos de mim e deste lugar para as profundezas do inferno, e não me estorveis nesta oração, dirigida para a honra e glória de Deus, e salvação da minha alma.

Façamos atos da presença de Deus.

Eu creio meu Deus e Senhor, firmemente, que vós estais aqui presente, dentro de mim, penetrando no meu interior, presenciando ainda os mais ocultos pensamentos do meu coração, sem que eu me possa esconder aos vossos puríssimos olhos; porém (prostrem-se) prostrado por terra com o corpo e com a alma, unido ao mesmo pó, me humilho na vossa divina presença desejo adorar-vos como adora a Maria Santíssima, os anjos e os santos do céu e os justos da terra: – Porem, ai de mim, oh meu Deus! Eu pequei, Senhor, perdoe-me, que eu proponho de me emendar e de não tornar mais a pecar. (levantem-se da prostração)

Ato de petição

Pai Eterno pelo sangue de Jesus Cristo e pelas dores de Maria Santíssima conceda-me as luzes, auxílio e graças para fazer bem e com fruto essa meditação. (Rezar um Pai Nosso e Uma Ave Maria)

Leiam-se agora os pontos da meditação, um de cada vez; e quando se encontrarem esses pontinhos (…) deve-se parar por algum tempo, a fim de se ponderar bem o sentido do que se tiver lido; e depois de cada ponto se ficará em silencio, meditando, pelo menos, dez minutos, de maneira que a meditação dos três pontos perfaça, pelo menos, meia hora; e ultimamente se darão graças ao Senhor.

Breve método da oração

MEDITAÇÃO IX.-DA PRESENÇA DE DEUS

Ponto 1°. – Considera que Deus, em razão da sua imensidade, está em toda a parte Deus te vê, Deus te ouve, está sempre em volta de ti, olhando sempre para ti, penetrando com a sua vista até ao fundo do teu coração, conhece os teus pensamentos, escuta as tuas palavras, sabe as tuas necessidades, adivinha quanto fazes, dizes e pensas! .. Tu não precisas ir ao céu a procura do teu Deus: se lhe queres falar, tens sempre na tua presença a toda a Trindade Santíssima, que está sempre junto a ti para te escutar e para te acudir e defender.. Ora, andando Deus sempre na tua companhia para te defender e dar-lhe tudo quanto precisas, dize-me : como te atreves a ofende-lo e despreza-lo?.. E assim que lhe pagas tantos tormentos por teu amor sofridos ?. E assim que correspondes a tantos benefícios, que com tanto amor te ha liberalizado?!.. Como é possível que tenhas coração para ofender e ultrajar a Deus, ao teu amoroso Pai, que anda sempre em volta de ti, pedindo-te que não o ofendas, mas sim que o ames ? Abre, pecador, os olhos da tua fé, olha para Deus, ouve a sua suplica: O, meu filho, não me darás teu coração! ?··z Anda, pecador, anda; lava-o primeiro com lagrimas de arrependimento e deposita o nos braços da divina misericórdia.

Ponto 2°. Considera que, se Deus se retirasse de ti por um só momento, no mesmo instante deixarias de existir, porquanto a tua vida depende mais de Deus, do que a de um menino do alimento que recebe da própria mãe. Não podes dizer uma só palavra, dar um passo, mover uma mão, sem permissão de Deus!.. E tu, quando pecas, cuidas que ninguém te vê? O’ cego, louco e insensato, repara, e, além do Anjo da guarda e de Maria Santíssima, verás também que te está espreitando Deus, que tudo ha de julgar e que te pode sepultar assim mesmo vivo, em corpo e alma, no inferno!.. Pecador, já que Deus quer estar sempre na tua companhia, procura tu também telo sempre presente : no trabalho e no descanso da noite e do dia, lembra-te sempre de Deus. Traz sempre algum sinal que te desperte a sua lembrança, e dize muitas vezes: Deus me vê, Deus me ouve, Deus pode n’este mesmo  instante precipitar-me no inferno!.. Dirige-lhe todas as ações, falas e pensamentos, submetendo a tua vontade em tudo á vontade de Deus; e esta humildade e submissão o moverão a olhar-te com olhos de compaixão e misericórdia.

Ponto 3•-Considera que a lembrança da presença de Deus é o remedio mais eficaz para te desviar do pecado, e para acender no teu coração o fogo do amor divino. Deus me está vendo, dirás tu quando fores tentado ; e para fazer a vontade do demônio hei de injuriar a meu Deus, que está dentro do meu coração?.!.. Hei de lançar fora da minha alma a meu Deus, que do céu veio habitar nela?!.. Ao meu Senhor, que me comprou, dando por mim todo o seu sangue e a sua vida, e todo rasgado, ensanguentado e morto, lá está no alto da cruz pedindo o meu coração para o esconder na chaga de seu Santíssimo lado, para o defender dos lobos do inferno, e para lhe dar a gostar o néctar do seu divino amor ?!..Ó pecador, foge dos teus inimigos, entrega teu coração atribulado nos braços do teu Deus, expõe-lhe as tuas necessidades, declara-lhe a tua tristeza, na certeza de que Ele pode enxugar as tuas lagrimas, e ha de acudir-te com a mesma prontidão , com que a mãe socorre o seu filho e procura alivia-lo quando ele chorando vem lançar-se em seus braços. Vai pois esconder-te na chaga do seu divino lado, suspirando por sua divina misericórdia.

Goffiné – Manual do Cristão