Vamos conversar com Deus sobre o importantíssimo negocio da salvação das nossas almas; porem, para que os nossos infernais inimigos não nos embaracem, armemo-nos primeiro com o sinal da Cruz, dizendo com vivíssima fé: Pelo sinal da Santa Cruz, etc…
Feito o sinal da Cruz, digamos:
Espíritos tentadores e demônios malditos apartem-vos de mim e deste lugar para as profundezas do inferno, e não me estorveis nesta oração, dirigida para a honra e glória de Deus, e salvação da minha alma.
Façamos atos da presença de Deus.
Eu creio meu Deus e Senhor, firmemente, que vós estais aqui presente, dentro de mim, penetrando no meu interior, presenciando ainda os mais ocultos pensamentos do meu coração, sem que eu me possa esconder aos vossos puríssimos olhos; porém (prostrem-se) prostrado por terra com o corpo e com a alma, unido ao mesmo pó, me humilho na vossa divina presença desejo adorar-vos como adora a Maria Santíssima, os anjos e os santos do céu e os justos da terra: – Porem, ai de mim, oh meu Deus! Eu pequei, Senhor, perdoe-me, que eu proponho de me emendar e de não tornar mais a pecar. (levantem-se da prostração)
Ato de petição
Pai Eterno pelo sangue de Jesus Cristo e pelas dores de Maria Santíssima conceda-me as luzes, auxílio e graças para fazer bem e com fruto essa meditação. (Rezar um Pai Nosso e Uma Ave Maria)
Leiam-se agora os pontos da meditação, um de cada vez; e quando se encontrarem esses pontinhos (…) deve-se parar por algum tempo, a fim de se ponderar bem o sentido do que se tiver lido; e depois de cada ponto se ficará em silencio, meditando, pelo menos, dez minutos, de maneira que a meditação dos três pontos perfaça, pelo menos, meia hora; e ultimamente se darão graças ao Senhor.
Breve método da oração
MEDITAÇÃO XI -DOS BENEFÍCIOS DE DEUS
PONTO 1•Considera, minha alma, nos benefícios que Deus, pelo seu extremoso amor, te ha feito, tanto corporais como espirituais, tanto naturais como sobrenaturais: podias nascer e morrer privado do batismo; porém o Senhor quiz que viesses á luz do dia para te resgatar da escravidão do demônio por via do sacramento do batismo, admitindo-te para o numero de seus filhos, e como Pai amoroso tem protegido os teus interesses e tido cuidado de ti, defendendo te inumeráveis males, perigos, enfermidades e desgraças em que tantos cada dia caem. Tem-te conservado a vida, quando muitos outros, mais sadios do que tu, morreram na flor de seus anos, e jå estão comidos pela terra, e tu ainda vives, e ainda Deus te dá tempo de chorar teus pecados e de segurar a tua salvação.. E que seria agora de ti, se o Senhor te tivesse abandonado aos inimigos, ou entregue aos apetites e paixões?.. Talvez tivesses morrido em uma forca, ou pelo menos teu corpo estaria consumido, e tua vida estragada e a tua alma perdida!.. Dá graças por tantos benefícios, e implora a continuação dos frutos da divina misericórdia.
PONTO 2°. -Considera como o grande amor de teu Deus te tem preservado de todos aqueles pecados, que puderas cometer e não tens cometido. Não ha mal que um homem faça, que outro não possa fazer. Ainda mais: o Senhor te fazia estes benefícios mesmo quando eras seu inimigo. Tu merecias o inferno, mas Deus não te quiz castigar, antes com seus avisos e inspirações te chamava para perdoar-te; fazias-te surdo e fugias, porém Ele corria após de ti para restituir-te a sua graça, e estendia os braços para te receber. Em uma palavra, te amava, defendia e procurava mesmo quando tu o aborrecias, perseguias e desprezavas!. O’ alma, eleva-te até ao céu, canta hinos de louvor, dá mil graças a teu Deus por tantas que te tem feito!…Já que até agora tem andado em teu seguimento, quando tu-lhe fugias, não receies que te expulse da sua presença agora tu estás resolvido a ama-lo. Vem pois, lançar-te a seus pés humilhada e arrependida; pede-lhe a sua graça, pede-lhe o seu amor, pede-lhe que te perdoe pela sua infinita misericórdia.
Ponto 3•- Considera que, sendo tu um vil bichinho, um esqueleto, um saco de podridão, um monstro de ingratidões, o Senhor se tem esforçado para conseguir que tu o ames, pondo em acção todos os meios que pode inventar a sua misericórdia. Para este fim mandou o Senhor uma missão, fez que ouvisses aquele sermão, conduziu-te aos pés aquele confessor, fez que ouvisses aquele caso funesto, que fosses testemunha de vista de uma cena lamentável, fez que concebesses aborrecimento aos prazeres, ordenou que encontrasses ingratidões nos homens ainda os mais amados !.. Assim aquele amor infinito andava dispondo teu coração: com o cuidado próprio de um pai, guardando-te debaixo das azas da sua proteção, defendendo-te como a menina de seus olhos !.. Em uma palavra, Ele tem olhado para ti como para um querido filho ; e se alguma vez te enviou as desgraças e os castigos, tudo isto foram mercês e favores!.. E que darás tu ao teu Soberano Benfeitor em reconhecimento de tantos benefícios?. . Entrega-lhe tudo quanto te ha dado alma, corpo, sentidos, potencias e até a própria vida- e pede-lhe que aceite tudo pela sua infinita misericórdia.
Goffiné – Manual do Cristão