Fonte: St. Thomas Aquinas Seminary – Tradução: Dominus Est
No dia 1º de abril, Mons. Bernard Fellay conferiu a ordem maior do Subdiaconato a 1 seminarista irlandês, Thomas O ‘Hart e 5 americanos: Thomas Buschmann, Samuel Fabula, John Graziano, Michael Sheahan e Thomas Tamm.
O papel do subdiácono é apresentar a patena e o cálice ao diácono na Missa solene, derramar a água no cálice e cantar a Epístola. Ele também é responsável pela purificação dos lenços sagrados.
As cerimônias da ordenação ao Subdiaconado ocorrem da seguinte forma: após as advertências acerca do seu compromisso definitivo, os ordenandos prostram-se de frente para o chão, como um sinal de humildade e adoração, como fizeram os patriarcas e profetas. Então é cantada a Ladainha dos Santos e os ordenandos listam as funções do subdiácono. Segue-se a apresentação do cálice e da patena, do galheteiro, a oração pelos novos subdiáconos e, finalmente, a imposição das vestes sagradas e a entrega do livro das Epístolas.
Desde o início da ordenação, o bispo adverte os subdiáconos da castidade perpétua que lhes é imposta e que ninguém pode ser admitido nesta ordem sem a sincera aceitação do celibato (ver Código de Direito Canônico 1917, cân 132). A fim de permitir que os subdiáconos elevem sua mente regularmente a Deus, a Igreja os ordena que recitem o breviário (Ibid., 135). Seu novo estado exige deles um profundo espírito de fé e a prática não somente da pureza de corpo, mas também de alma.
O bispo pede para os subdiáconos a graça para que cumpram bem as suas funções, juntamente com os dons do Espírito Santo, para que sejam os guardiões vigilantes do altar e da santa hóstia durante o sacrifício.
**************************
“Senhor, dai-nos sacerdotes,
Senhor, dai-nos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitas santas vocações religiosas,
Senhor, dai-nos famílias católicas,
São Pio X, rogai por nós”