Fonte: La Porte Latine – Tradução: Dominus Est
Na presença de cerca de quinze sacerdotes e 150 fiéis, D. Alfonso de Galarreta – no seminário Santo Cura de Ars, de Flavigny – entregou a batina a 3 irmãos postulantes (2 franceses e 1 italiano): Augustin de Cauna (Irmão Ambrósio), Guillaume Jorand (Irmão Bruno) e Eduardo Montecalvo (Irmão Athanase-Marie).
Depois de vestir seus novos trajes, pronunciaram seus atos de oblação na Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, onde o bispo respondeu:
“Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, eu aceito as promessas que acabara de fazer e em troca eu te recebo na qualidade de noviço da Fraternidade São Pio X.”
Então o celebrante entregou a cada noviço um crucifixo, objeto de sua meditação ao longo de todo noviciado:
“Receba esta cruz, sinal da Paixão de Jesus Cristo, a fim de que seja para você o fundamento de fé, a defesa na adversidade e bandeira perpétua da vitória.”
D. Galarreta foi auxiliado no altar dos padres Patrick Troadec, diretor do seminário (padre-assistente), Pablo Suarez, Tesoureiro Geral (primeiro diácono), Olivier du Châtelet (segundo diácono), Michael Demierre (diácono) Eric Peron (subdiácono), enquanto o irmão Jean-Baptiste Rame atuou como sub-diácono portador da cruz.