– A cruz sobre a coroa mostra a vontade de sofrer pelo amor a Deus e pelo amor ao próximo à semelhança de Jesus, que morreu por amor a todos nós. Ele disse: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos” (João 15,13).
– A coroa posta sobre os corações de Jesus e de Maria significa o poder absoluto de Jesus e de Maria sobre o mundo: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28, 18). A Fraternidade Sacerdotal São Pio X se consagra totalmente ao advento desse reino de justiça, de caridade e de paz sobre o mundo e sobre as almas. A Fraternidade Sacerdotal São Pio X se apropria desta petição do Pai-nosso: “Venha a nós o vosso reino”.
– O primeiro coração representa o coração de Jesus, símbolo de seu amor infinito pelos homens: “De tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho unigênito” (João 3,16).
– O segundo coração representa o amor maternal que Maria oferece primeiramente a seu divino Filho e depois a cada um de nós, seus filhos. Desde o alto da Cruz, Jesus nos entregou Maria como Mãe: “Mulher, eis aí teu filho” (João 19,26).
– Os dois corações entrelaçados simbolizam a união perfeita que existe entre Jesus e Maria. Estão unidos no plano divino da redenção, em sua caridade em relação a Deus e em sua misericórdia em relação aos homens. Dedicamo-nos a esses dois corações e procuramos devolver amor por amor, fomentando o amor a Deus e ao próximo sobre todas as coisas.
Dessa forma, nosso amor se parecerá ao amor de Jesus e de Maria, justificando o título dado aos membros da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, chamados de “Apóstolos de Jesus e de Maria”.