O Superior do Distrito dos Estados Unidos, Pe. John Fullerton, relata os desafios enfrentados pela Igreja nos últimos 18 meses, “do COVID à Custodes” e dá garantias do trabalho da FSSPX em todos os Estados Unidos e no mundo…
Fonte: SSPX USA – Tradução: Dominus Est
CARTA DO SUPERIOR DE DISTRITO DOS EUA: AGOSTO DE 2021
Caros amigos e benfeitores,
Neste tempo de crise, a perseverança e a fé de nossos sacerdotes e leigos produziram frutos incríveis.
O número de nossos fiéis aumentou dramaticamente, com muitos chegando à Tradição pela primeira vez. Muitos dos abandonados de suas paróquias pelas políticas da COVID compareceram às Missas e confissões da FSSPX pela primeira vez. Talvez alguns tenham vindo por necessidade, mas muitos permaneceram depois que as restrições foram suspensas.
O motivo não é um mistério. Como muitos estados classificaram a Santa Missa como serviço “não essencial”, dioceses após dioceses foram fechadas sob pressão do governo. A partir da Páscoa de 2020, muitos Bispos proibiram a celebração do Santo Sacrifício. Outros limitaram o comparecimento e a reverência proibindo o recebimento da comunhão na língua.
Em contrapartida, os padres da FSSPX se esforçaram ao máximo para administrar os sacramentos ao seu rebanho. Nossos padres, com a ajuda de muitos fiéis dedicados, trabalharam incansavelmente para cumprir os regulamentos estaduais e locais – celebrando Missas ao ar livre, reorganizando os assentos para cumprir as diretrizes de distanciamento social, até mesmo oferecendo o quadruplo do número habitual de Missas dominicais para servir ao aumento de fiéis e manter os sacramentos disponíveis para todos.
Nos estados com proibições totais, nossos padres recorreram aos meios legais para garantir que os fiéis tivessem acesso ao Santo Sacrifício da Missa. Essas vitórias provaram a coragem de nossos padres e sua dedicação em fornecer o alimento espiritual necessário em tempos tão difíceis.
Esta onda de recém-chegados à FSSPX, embora seja uma alegria, coloca uma grande pressão em nossa infraestrutura e recursos já limitados. Muitas de nossas capelas responderam adicionando horários de Missas para garantir que ninguém fosse rejeitado. Outras capelas estão procurando expandir ou comprar novas propriedades para seu número crescente. Não encontrando espaço existente para a sua dimensão, algumas paroquias decidiram construir ou comprar novas capelas. Na verdade, existem cerca de trinta e cinco projetos de construção em andamento ou planejados em todo o país (Estados Unidos). O projeto mais marcante, é claro, é a Nova Imaculada em St. Mary’s, Kansas. Este edifício gigantesco será a maior igreja do estado e a maior igreja construída pela FSSPX em todo o mundo, com capacidade para 1.500 paroquianos.
Esses empreendimentos já eram necessários devido ao crescimento natural (da FSSPX) ou às restrições da COVID-19, mas mesmo esses planos podem não ser suficientes, considerando os eventos recentes.
Com a publicação do Motu Proprio Traditionis Custodes, o Papa Francisco revelou seus planos de limitar severamente e, finalmente, descontinuar a celebração da Missa Tradicional latina. Esta proclamação causou desgosto e inquietação dentro da comunidade tradicional. Outros estão preocupados por poderem ser os próximos.
Expresso minha solidariedade para com aqueles que já perderam seus lares espirituais. Tenham certeza, entretanto, que a FSSPX recebeu a missão de nosso fundador, Mons. Marcel Lefebvre, de preservar a Missa de sempre. Como Pe. Davide Pagliarani, nosso Superior Geral, disse em sua recente carta: “A Fraternidade São Pio X tem o dever de ajudar todas as almas que atualmente estão consternadas e confusas … temos o dever de oferecer-lhes a certeza de que a Missa Tridentina nunca pode desaparecer da face da terra. ”
[…]
Com certeza, todas as dificuldades do ano passado – do COVID à Custodes – têm o fim último de devolver as almas ao seu Criador, e isso através das tradições atemporais que Cristo deu à Sua Igreja. Portanto, elas são uma verdadeira bênção para muitas almas e, é claro, colocam novas exigências sobre nós. E, para atender a essas demandas, precisamos de sua ajuda (VEJA AQUI COMO AJUDAR OS PRIORADOS E MISSÕES DA FSSPX NO BRASIL).
Na maioria das vezes, é difícil e humilhante pedir sua ajuda financeira. Mas, se alguma vez houve um momento convincente para pedir sua generosidade, esse momento é agora. Há muito em risco – mas muito a ganhar. As almas estão na balança, e a mão Divina parece estar inclinando a balança com Sua graça.
Assim, peço-lhes, por favor, que considerem, em espírito de oração, adicionar sua mão à balança, oferecendo um presente de sacrifício para nos ajudar nesta grande obra pelas almas. Qualquer quantia ajudará a continuar o trabalho que a providência Divina colocou em nossas mãos.
Por favor, compartilhem esta informação com outras pessoas, pois se os senhores e muitos outros que lerem isto nos enviarem um presente, em apoio à Tradição, os senhores desempenhariam um papel fundamental na salvação das almas para a maior glória de Deus.
Vosso, no Preciosíssimo Sangue,
Pe. John Fullerton
Superior do Distrito americano da FSSPX