FERRERO-ROCHER: UM CHOCOLATE INSPIRADO EM NOSSA SENHORA DE LOURDES

Ferrero-Rocher, chocolate inspirado em Nossa Senhora de Lourdes

Muitos conhecem a Ferrero Rocher pelos seus populares chocolates de avelã, mas a ligação da empresa com Nossa Senhora de Lourdes é menos conhecida.

Fonte: Medias-Presse-Info – Tradução: Dominus Est

Michele Ferrero, fundador da empresa e católico devoto, tinha uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e queria honrá-la através do seu trabalho. Diz-se que ele chamou seu negócio de “Rocher” em homenagem à gruta rochosa, a Rocher de Massabielle, que marca o local onde a Virgem Maria apareceu a Santa Bernadete, em Lourdes.

“Devemos o sucesso da Ferrero a Nossa Senhora de Lourdes. Sem ela, não podemos fazer muita coisa.”

A cobertura crocante de chocolate e a embalagem dourada irregular são a tentativa da Ferrero de se assemelhar a essa formação rochosa de Lourdes, que tinha um significado especial para o chocolatier.

Por ocasião do 50º aniversário da fundação da empresa, Ferrero declarou: “Devemos o sucesso da Ferrero a Nossa Senhora de Lourdes. Sem ela, não podemos fazer muita coisa.”

Em entrevista datada de 2023, o Pe. Mauricio Elias, capelão do Santuário de Lourdes, confirmou: “O Sr. Ferrero tinha uma grande devoção pela Virgem de Lourdes, ele vinha muito a Lourdes e era um benfeitor.”

“Era um homem que vinha sempre aqui, tinha muita devoção à Virgem Santíssima, confessava-se, levava uma vida cristã”

Ferrero realizava peregrinações anuais a Lourdes e também organizava uma visita para seus colaboradores. Ele também tinha uma estátua da Virgem Maria em cada uma das 14 unidades fabris de sua empresa em todo o mundo.

Ferrero morreu em 14 de fevereiro de 2015, aos 89 anos. Pouco antes de sua morte, uma enchente danificou o santuário de Lourdes. Ferrero havia prometido “uma grande doação para recuperar o que foi perdido”, testemunhou o Pe. Elias. Após sua morte, seus filhos cumpriram a promessa do pai e ajudaram nos reparos do santuário.

A empresa familiar continua a sua tradição com o filho de Michele, Giovanni Ferrero, hoje no comando da empresa. Fundada em 1946 em Alba, na Itália, pelo pai de Michele, Pietro Ferrero, a Ferrero Rocher é hoje a terceira maior produtora de chocolate do mundo.