FESTA DE CORPUS CHRISTI

A instituição da Eucaristia, já celebrada na quinta-feira santa, é hoje festejada com a honra que merece tão grande mistério. Preparada pela florescente piedade eucarística do Século XI, a festa de Corpus Christi foi introduzida na Igreja universal pelo Papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264. O ofício foi composto por Santo Tomás de Aquino o qual, por amor à tradição litúrgica, serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios já em uso em algumas Igrejas. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

A Eucaristia, cuja instituição é narrada na Epístola (1 Cor 11,23-29 – Solenidade do Corpo de Deus – Rito Tridentino), resume em si os mistérios da vida privada, pública, dolorosa e gloriosa do Salvador. Particularizando, relativamente ao passado, é “a recordação perpétua” de sua Paixão e Morte e de seu amor pelos homens (Oração, Comunhão); relativamente ao presente, é a expressão da unidade da Igreja (Secreta) e o alimento das nossas almas (Gradual, Aleluia, Sequência, Evangelho); relativamente ao futuro, é o penhor da vida eterna e da imortalidade (Sequência, Evangelho, Pós-Comunhão).

A Eucaristia é o Mysterium fidei por excelência, porque nela estão escondidas a divindade e a humanidade de Jesus.

Missal Romano Quotidiano – Pia Sociedade de S. Paulo

***************************

Jesus institui a Eucaristia como sacrifício (cf. Dom. I e II da Paixão) e como Sacramento que se conserva nas Igrejas, para que os fiéis o adorem e o recebam na Comunhão.
A Eucaristia é o sacramento que, sob as aparências do pão e do vinho, contém realmente o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Jesus Cristo para alimento das almas.

A matéria é o pão ázimo de farinha de trigo e o vinho de verdadeira e só usa madura. A forma são as palavras: “Este é o meu corpo”, “Este é o cálice do meu sangue”. O ministro é só o Sacerdote, o qual, pronunciando as palavras da consagração, muda a substância do pão na substância do Corpo e a substância do vinho, na substância do Sangue de Jesus Cristo. Esta transformação é o mistério da transubstanciação ou total mudança de uma substância em outra.

Depois da consagração não há mais pão nem vinho, mas permanecem somente as espécies ou aparências, sem a substância; e do pão e do vinho nós constatamos somente o que cai debaixo de nossos sentidos, isto é, a forma, a cor, o cheiro, o sabor, enfim os acidentes.

OMNES IN XTO VNVM

In Missal Quotidiano

***************************

A festividade do Corpo de Deus é a solene comemoração da instituição do Santíssimo Sacramento do Altar. Agradecemos e louvamos neste dia o amor de Jesus pelo dom inefável da Eucaristia. Propriamente é a Quinta-feira Santo o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite expansões de alegria.

A Santa Missa, composta pelo insigne teólogo e poeta Santo Tomás de Aquino, é uma explicação das palavras da seqüência – Panis vivus et vitalis: Pão vivo e que dá a vida.dela fazem parte os trechos mais importantes da Sagrada Eucaristia sobre a Eucaristia. No intróito, agradecemos pelo alimento do céu, a Eucaristia. Ela é para nós “flor de trigo” e “mel do rochedo”, isto é, o Cristo, a lembrança de sua Paixão e de seu amor. Celebrando a Santa Missa, anunciamos a morte do Cristo. E sob este aspecto, a Eucaristia é um verdadeiro sacrifício e alimento sobrenatural, símbolo da união e paz entre os fiéis e penhor da união com Deus, Omnes in Christo unum: todos somos um só (corpo Místico) em Jesus Cristo.

Missal Quotidiano – Dom Beda Keckheisen

************************

Depois do dogma da Santíssima Trindade, é o da Incarnação do Verbo que a Igreja nos recorda, convidando-nos a celebrar com alegria o sacramento por excelência que dá a Deus glória infinita e aplica às almas os frutos da Redenção. Foi pela cruz que o Senhor nos resgatou e a SS. Eucaristia, instituída na véspera da Paixão, é o memorial sempre novo e sempre vivo dos sofrimentos do Senhor. O altar é a presença do Calvário em todos os tempos. A Santa Missa renova a morte do Senhor. Jesus está lá com efeito, no estado de vítima, porque as palavras da dupla consagração nos mostram que o pão se mudam no Corpo do Senhor e o vinho no Sangue. De maneira que por esta dupla ação de efeitos diferentes que constitui, segundo Tomás, a essência do sacrifício, reconhecemos a imolação de Cristo, quer dizer, a separação do Seu corpo e do Seu sangue, ainda que Jesus se conserve todo em cada uma das espécies. É assim que o Salvador, que é o sacerdote principal no sacrifício da Missa, se imola e oferece realmente renovando de modo incruento a imolação cruenta do Calvário. A Eucaristia foi instituída à maneira de alimento para que, sendo o trigo de Deus que fortifica as almas, nos dê parte na vida divina e nos uma a Jesus Cristo e por Ele ao Pai no amor do Espírito Santo. Esta possessão antecipada da vida divina aqui na Terra é dádiva e princípio daquela outra plenamente havemos de fruir no Céu, porque o pão dos Anjos que agora comemos debaixo das espécies da eternidade. Vejamos na Missa, na Sagrada Eucaristia, o centro do todo o culto da Igreja e na Comunhão o meio estabelecido pelo Senhor para melhor e mais eficazmente participarmos do divino sacrifício. Procuremos nos afervorar na devoção ao Corpo e Sangue do Salvador e mais facilmente alcançarmos os frutos da redenção.

 Missal Quotidiano e Vesperal – Dom Gaspar Lefebvre