OS PRINCÍPIOS DA AÇÃO CATÓLICA – PARTE 1/4

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/65/Chlodwigs_taufe.jpg/300px-Chlodwigs_taufe.jpgPelo Pe. François-Marie Chautard

Fonte: Le Chardonnet nº 260 – Tradução: Dominus Est

Conforme diagnosticou São Pio X na sua encíclica Notre charge apostolique de 25 de agosto de 1910, o «pecado original» do Sillon não consistia numa falta de generosidade, mas sim numa falta de formação.

Esse fato é importante: M. Sangnier e seus adeptos foram católicos piedosos e zelosos; infelizmente esse ardor foi desviado por uma cruel falta de conhecimento, e por se emanciparem da autoridade eclesiástica. É por isso que, antes de se lançar no campo da ação[1], é indispensável instruir-se.

Ademais, antes mesmo de buscar os princípios da ação católica, é importante conhecer a natureza da ação católica. Mas para aprender isso convém examinar o objetivo da ação católica.

I – OBJETIVO DA AÇÃO CATÓLICA: A CRISTANDADE

São Pio X forneceu uma descrição da natureza da Ação católica em sua magistral encíclica Il fermo proposito de 11 de junho de 1905:

«Com efeito, todos nós da Igreja de Deus somos chamados à formar um único corpo cuja cabeça é Cristo; corpo do qual, conforme ensina o Apóstolo Paulo, “coligado e unido por todas as juntas, por onde se lhe subministra o alimento, obrando à proporção de cada membro, toma aumento de um corpo perfeito para se edificar em caridade”.

E assim nessa obra de “edificação do Corpo de Cristo” (…) Nosso primeiro dever é o de ensinar, de indicar o método a seguir e os meios a se empregar, de advertir e de exortar paternalmente; é também dever de todos Nossos caríssimos filhos ao redor do mundo ouvir Nossos conselhos e de aplicá-los antes em si mesmos e cooperar eficazmente para que eles também sejam comunicados aos demais, cada um conforme a graça que recebeu de Deus, conforme seu estado e suas funções e conforme o zelo que inflamar em seu coração.

Aqui Nós queremos somente relembrar essas múltiplas obras de zelo para o bem da Igreja, da sociedade e dos indivíduos — comumente designadas pelo nome de Ação Católica — que, pela graça de Deus, florescem em todos os lugares…».

A Ação católica tem portanto como objetivo a instauração do reino de Jesus Cristo na Igreja, nas sociedades e nos indivíduos. Seu campo de atividade é imenso e diz respeito tanto à sociedade civil quanto à eclesiástica. Não se deve então reduzi-la ao apostolado privado. Ao contrário: ela visa a instauração integral do reino de Jesus Cristo.

Pode-se resumir isso em uma palavra, e São Pio X o fez em uma passagem célebre. O que se deve ter em vista é a restauração da «cidade católica»:

«Veneráveis irmãos, é preciso lembrar energicamente, nesta época de anarquia social e intelectual em que cada um se coloca como doutor e legislador, que não se construirá a cidade senão como Deus a construiu; não se edificará a sociedade se a Igreja não deitar as bases e não dirigir os trabalhos. Não, a civilização já não é mais algo a ser inventado, e nem é uma cidade nova a se construir nas nuvens. Ela já existia, ela existe, é a civilização cristã, é a cidade católica»[2].

Os papas falam igualmente da restauração da ordem social. Que eles falem de ordem social ou de cidade católica, ou mesmo de civilização católica ou cristandade, isso indica umfim bem claro. Não se trata unicamente de agir sobre indivíduos ou micro-sociedades como a família, mas sim sobre a sociedade como um todo em seu emaranhamento de instituições tanto sociais quanto políticas. É a vila, o bairro, a província e o país que devem ser cristãos. Incluem-se aí as corporações de ofício (hoje chamados de sindicatos), as empresas e as escolas.

Longe de se reduzir à cultura, ao aspecto midiático ou ocasional, a civilização cristã tende à cristianização plena dos indivíduos e das sociedades (tanto civil quanto eclesiástica) como foi a cristandade a qual se referiu São Pio X[3].

Para compreender isso é preciso retornarmos a um dado fundamental de toda ação cristã, de toda a moral cristã e de toda a vida cristã: o dogma da graça.

II – PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

Princípio fundamental: o dogma da graça

Esse dogma permite em todas as épocas buscar a maneira pela qual se deve considerar a vida cristã. Evidentemente isso pressupõe nuances (muitas nuances), mas esse princípio é fundamental, de modo que esquecê-lo pode conduzir à catástrofes.

Esse princípio pode ser enunciado da seguinte maneira: a graça — ou a vida sobrenatural — vem se somar à natureza humana ferida pelo pecado original.

A vida sobrenatural é um acréscimo. Isso significa que não haveria a graça — a participação na vida divina — se não houvesse uma alma, um fundamento natural, uma inteligência capaz de conhecer Deus e um coração predisposto a amar Deus.

Por conseguinte, a santidade de um homem não é a mesma de um anjo, e a de um adulto não é a mesma de uma criança e assim por diante. É por isso que podemos dizer que a graça segue os contornos da vida natural.

A graça tem dois efeitos: o primeiro e mais fundamental consiste em elevar a natureza. Assim, o sobrenatural eleva a inteligência pela luz da fé e a vontade pela caridade; o sobrenatural eleva também a esperança e todas as virtudes morais.

A graça, todavia, não só eleva a natureza. Ela cuida da natureza humana ferida pelo pecado original, que está sempre pronta a cair no erro, na dureza de coração, nas facilidades, no amor pelo conforto, no egoísmo e na sensualidade. A graça vem para corrigir essas tendências ruins. Ela corrige o espírito pela Revelação sobrenatural e pela vida de fé; pela graça, a vontade é curada de seu amor próprio; de seu egoísmo, o espírito é curado pela caridade e pelas outras virtudes.

Diante desse dogma da graça que vem a penetrar uma natureza, elevando-a e corrigindo-a, surgem dois erros opostos que trazem consigo suas respectivas desventuras: o angelismo e o naturalismo.

— O angelismo enfatiza indevidamente o sobrenatural em detrimento do natural e da natureza ferida. No angelismo esquece-se que a santidade depende do chão no qual o sujeito está pisando. Concretamente, o angelismo para um cristão equivale a limitar-se à oração sem fazer seu dever de estado. Na vida profissional isso consiste em acumular as novenas para passar o serviço para outros sem contudo dar-lhe a devida atenção. Para uma mãe de família é estar na missa quando seus filhos voltam da aula ou quando seu marido volta do trabalho.

— O naturalismo consiste, ao contrário, em exaltar a natureza perdendo de vista não somente as feridas profundas da natureza (o pecado original), mas sobretudo as colaborações da graça e dos meios sobrenaturais. De maneira prática, um «apóstolo» naturalista pensa em converter as almas por meio de argumentos eruditos sem recorrer às orações e penitências. Um pai de família naturalista não pensa em dar ao seu filho os meios sobrenaturais: a criança fica numa escola não católica, cercada portanto de uma atmosfera na qual o sobrenatural está excluído.

No domínio da ação católica esses dados têm importância capital, pois deve-se levar em conta a natureza humana e a graça. Bem imprudente seria o missionário que não levasse minimamente em conta os costumes locais ou da natureza humana e se lançasse de cara no apostolado! «Fiz-me judeu com os judeus» dizia São Paulo com conhecimento de causa…

É precisamente isso que havia esquecido Marc Sangnier. Pecando pelo naturalismo, ele se enganou profundamente acerca da natureza humana e imaginou uma sociedade de iguais onde os então adultos teriam por força própria um comportamento responsável. Dupla quimera. Sangnier esquecia por um lado a desigualdade natural dos homens como origem de uma necessária hierarquia social e política, e do outro esquecia a ferida do pecado original como origem do comportamento repreensível e irresponsável de muitos homens.

São Pio X apontou o erro: o Sillon «trabalha para estabelecer uma era de igualdade que, em virtude de si mesma, seria uma era mais justa. Assim, para o Sillon, toda desigualdade de condição é uma injustiça (…)

Esse é um princípio supremamente contrário à natureza das coisas, pois é gerador da inveja, da injustiça e da subversão de qualquer ordem social»[4].

Contrariamente a isso, a Igreja sempre ensinou que, para cristianizar um povo,deve-se conservar e proteger a ordem natural e seus costumes legítimos. É por isso que, na Ação católica, a primeira regra é se adaptar ao real; real esse que é um emaranhamento entre natural e sobrenatural. É preciso respeitar as duas ordens sem querer manter uma em detrimento da outra, e de tal maneira que a graça venha elevar e curar a ordem natural.

A Ação católica deve então ter o cuidado de agir de acordo com a ordem natural entranhando-a da divina graça. Em poucas palavras, ela deve cristianizar a ordem das coisas.

Segundo princípio: a natureza social do homem

A primeira aplicação desse primeiro princípio consiste em tomar nota de um fato da natureza: o homem não é um ser isolado. Ele vive em sociedade e não alcança seu bem de maneira individual, mas sim de maneira coletiva, social e política. Deixado sozinho, mesmo na ordem natural o homem é incapaz de chegar a seu bem especificamente humano: a virtude, considerada em seu duplo sentido de contemplação e integridade moral. Deixado sozinho o homem é um selvagem. Sem ser educado por sua família e pela sociedade o homem permanece um adolescente perpétuo dominado pelos seus instintos mais grosseiros.

«A realização integral do bem especificamente humano, observa Lachance, é condicionada pela participação na unidade e na multiplicidade da coletividade. É então enquanto homem que o indivíduo é sociável. Se ele não tivesse bens espirituais a buscar, a ele bastaria, como é o caso de muitas espécies de animais, viver em estado gregário»[5].

Os corpos intermediários

Por outro lado, a vida em sociedade não é um coletivismo em que há de um lado o Estado todo-poderoso e providente e do outro o indivíduo isolado. Esse coletivismo — intentado pelo comunismo ao preço de carnificina humana e naufrágios econômicos — não pode existir senão sob a forte pressão de poderosos órgãos políticos ou financeiros.

A ordem política natural não é assim. Ela comporta algo que se chama corpos intermediários. Isso quer dizer que entre o indivíduo e o Estado (o poder político supremo), encontram-se a família, o bairro, a cidade, a província, as empresas locais, etc.

«Os corpos intermediários, escreveu René Pierron, são grupos sociais ou agrupamentos humanos situados entre o indivíduo isolado (ou a família, célula de base) e o Estado. Eles são constituídos — ora naturalmente, ora por acordo deliberado — tendo como objetivo atingir um fim em comum entre as pessoas que compõem esses grupos»[6].

Michel Creuzet diz em seguida: «Esses grupos são complementares uns aos outros:

Local: grupo que se refere ao lugar de nascimento, de vida e de educação de uma pessoa: cidade, paróquia, comunidade (…)

Profissional: grupos que dizem respeito à atividade humana: empresa, profissão, trabalho, sindicatos (…)

Cultural: escola, faculdade local, companhia de música (…)

Religioso: a paróquia, a diocese e suas obras;

Recreativo: grupos esportivos, turísticos, de lazer, de colecionadores, etc.»[7].

Cada conjunto de escalões intermediários constitui uma organização que aplica o princípio de subsidiariedade, a saber: um tipo de delegação, de descentralização do poder.

E cada corpo intermediário imprime sua marca no indivíduo. O homem é naturalmente marcado por sua família, sua cidade, sua formação, seu grupo profissional, seu país e sua cultura.

Por conseguinte, pretender cristianizar o homem separadamente das estruturas que estão presentes em sua vida é uma ilusão profunda. Se o homem vive num universo ateu, isto é, sem Deus na sua família, no seu trabalho, e em toda sua vida social, então, de maneira geral, é utópico pretender que ele tenha uma santificação verdadeira. Sendo assim, se se quer cristianizar o homem é preciso cristianizar a sociedade: os corpos intermediários e finalmente todas as instituições sociais e políticas.

É o que a Igreja sempre se esforçou para conseguir: ela pegou o homem tal como ele era, dentro da sociedade. Então, após ter convertido os indivíduos, ela batizou as nações e as cristianizou: é a Cristandade.

Em suma, toda a doutrina social e política da Igreja pode se concentrar na aplicação desses dois primeiros princípios:

A graça deve entranhar toda a natureza do homem sem destruí-la;

Ora, o homem é sociável;

Então a graça deve entranhar, sem destruir, toda a vida social e política do homem.

Como escreveu São Pio X, a Ação católica ultrapassa os arredores dos indivíduos: «Aqui Nós queremos apenas lembrar essas múltiplas obras de zelo, empreendimentos para o bem da Igreja, da sociedade e dos indivíduos, comumente chamadas pelo nome de Ação Católica».

Infelizmente, os intelectuais pouco familiarizados com as realidades concretas [8] imaginam que não é necessário cristianizar as sociedades até em suas instituições políticas, e que basta que se obre no mundo da cultura e das ideias;que basta o falatório sobre o efêmero, sobre o cultural; que basta falar com o mundo, mostrar-lhe as coisas e dialogar.

Além da injúria feita aos direitos que Jesus Cristo tem de reinar sobre toda a realidade — tanto espiritual como temporal —, essa ideologia com verniz de cristianismo despreza a realidade concreta de um homem necessariamente influenciado pelo meio em que vive.

Terceiro princípio: distinção das obras espirituais e temporais

Além disso, se a Ação Católica visa cristianizar o homem por inteiro, em toda sua natureza, então essa ação divide-se em dois tipos de obras:

— As obras estritamente espirituais como a liturgia ou o catecismo. Essas obras são ordenadas diretamente a um bem sobrenatural e sua realização depende imediata e diretamente da Igreja.

— As obras temporais nas quais se junta um elemento moral ou espiritual como cuidar de um doente ou restaurar a justiça. Essas obras são ordenadas diretamente a um fim temporal. Cuidar de um doente é, antes de tudo, uma obra natural; mas essa obra deve ser realizada no âmbito e no espírito cristão. Essa necessidade se vê hoje com as questões levantadas pela obstinação terapêutica, pela eutanásia e pela pesquisa embrionária. Esse domínio temporal depende diretamente das autoridades civis e indiretamente das autoridades eclesiásticas, de modo que as autoridades leigas devem obedecer às regras estabelecidas pela a Igreja no que diz respeito à fé e moral. Com efeito, segundo São Pio X, o domínio moral «é o domínio próprio da Igreja»[9]. Ademais, conforme sublinhou São Pio X, a verdadeira civilização não pode existir senão sobre bases moralmente saudáveis. Portanto, a verdadeira civilização cristã não pode existir sem a Igreja.

A Cristandade

Esse entranhamento sobrenatural da ordem individual, social, política, temporal e espiritual é o que a Igreja fez — graças à colaboração das autoridades civis — naquilo que se chamou Cristandade e que São Pio X chamou de civilização cristã.

— Do ponto de vista estritamente religioso, a Igreja se esforçou para desenvolver a vida sobrenatural:

Pela pregação da fé por meio de catecismo, sermões dominicais, missões paroquiais e literatura religiosa.

Pela proteção contra a heresia através da vigilância e proibição de publicações heterodoxas, das condenações, do index, da Santa Inquisição, etc.

Pelo culto: a missa em cada cidade, o ofício divino cantado e todas as diversas orações.

Pela fundação de inumeráveis ordens religiosas e monastérios que cobriram a Europa inteira.

Pela instauração de uma rede de paróquias que trazem a toda a população o socorro cotidiano e familiar da Igreja.

Pela obra das missões apostólicas.

Pela fundação de terceiras-ordens, que são afiliadas às ordens religiosas.

— Do ponto de vista temporal, a Cristandade não aboliu a natureza. Ela não suprimiu a família, nem as cidades, províncias ou Estados, nem o trabalho, nem as classes sociais, nem o poder político, nem a guerra, nem a educação e nem a cultura.

Longe de suprimi-las, a Cristandade impregnou-as da divina graça:

A família: A Igreja fortificou-a trazendo-lhe uma indissolubilidade mais firme, abençoando-a e honrando a mulher e mãe de família cristã, especialmente pelo culto à Virgem Maria.

A cidade:A Igreja estabeleceu a cidade em torno da igreja e do altar e unificou-a em torno do seu cura. A Igreja ritmou também a vida da cidade não só com o som dos seus sinos e ofícios divinos, mas também com todo seu ciclo litúrgico e festas de padroeiros.

O trabalho: Longe de abolir e de exacerbar as desigualdades, ela buscou permear sua influência sobrenatural nas confrarias corporativas. Ela inaugurou as festas dos padroeiros e instaurou o espírito cristão nos costumes e a caridade entre os membros.

As classes sociais:progressivamente, a Igreja suprimiu a escravidão. Por outro lado, ela abençoou e reforçou os votos de fidelidade para com as autoridades (os Senhores), ensinando os súditos a verem em seus superiores como espelhos da autoridade de Deus; e aos superiores ensinou quais eram seus deveres pelos quais eles iriam prestar contas no tribunal divino.

O poder político: A Igreja batizou e converteu — não sem dificuldades — as autoridades políticas. Os nomes de Constantino e Clóvis (para citar apenas dois) estão para sempre gravados na memória da Igreja. Ela consagrou os reis para dar-lhes ajuda, uma base e orientação espiritual, ordenando-lhes a defender a fé e assegurar o bem e a proteção dos seus súditos, especialmente os pobres e os fracos.

A guerra: A Igreja instaurou a trégua de Deus e insuflou o espírito autenticamente cavalheiresco.

A educação: A Igreja cobriu a cristandade de escolas anexas às catedrais e depois de universidades, e ao mesmo tempo salvou de uma perda irreparável o patrimônio intelectual da Antiguidade.

A cultura: a arte em todas as suas vertentes não somente foi encorajada como foi cristianizada, elevada à posição de instrumento de culto.

E o que dizer das obras de beneficência feitas pelos hospitais que atendem aos desvalidos [Hôtels-Dieu], leprosarias e asilos de todos os tipos! Não acabaríamos nunca de enumerar as obras suscitadas pela Igreja em seu desejo de restaurar todas as coisas em Cristo Jesus.

Cristianizar as estruturas

Dessa enumeração nos é imposta uma conclusão: a Igreja fundou e cristianizou as estruturas a fim de melhor cristianizar os indivíduos:

Na ordem propriamente espiritual, a Igreja fundou as estruturas; Ela sempre teve essa preocupação. Após a passagem dos missionários, seu primeiro esforço constante foi o de perpetuar o apostolado através da fundação de paróquias, dioceses, monastérios e ordens religiosas. Por exemplo, São Bento não teria difundido tanto sua ordem e não continuaria a difundi-la se não tivesse estabelecido estruturas e uma regra. Ele perenizou sua obra por meio de uma regra.

Na ordem temporal, a Igreja suscita e cristianiza as estruturas. Ela não se contenta em marcar culturalmente as pessoas, mas visa batizar as estruturas. Esse foi o erro do Sillon, do modernismo, de Maritain e de todos os liberais ao pretender que é preciso se contentar com a ordem espiritual e alcançar os indivíduos sem buscar batizar as estruturas temporais. É um erro profundo que é condenado pela doutrina e pela prática tradicionais da Igreja.

Uma outra conclusão se impõe: essas estruturas são multiformes.

Na ordem espiritual a organização da Igreja não é totalitária. Não há o papa de um lado e logo em seguida o cura da paróquia. Não é um coletivismo religioso. Não é também um igualitarismo absoluto ou a democracia. Entre o papa e os curas das paróquias há os bispos. E em cada diocese há paróquias e obras diocesanas diversas, múltiplas, mais ou menos independentes umas das outras ou independentes das paróquias, as quais são da competência dos bispos ou pelo menos de Roma pelas obras nacionais (arqui-confrarias). Sem esquecer os religiosos e religiosas que respondem diretamente ao bispo ou ao papa.

Na ordem temporal a Igreja visa cristianizar os corpos intermediários: cidades e corporações; quando elas são ameaçadas, protegê-las (assim como na Antiguidade era o papel dos defensores das cidades que tinham os bispos ameaçados pelos invasores bárbaros); e quando elas são destruídas, reconstruí-las.

A Ação Católica dos homens do século XXI consiste então em buscar e proteger a cristianização das estruturas, dos corpos intermediários existentes e em recriar os corpos intermediários onde eles não existirem.

Entretanto, antes de prosseguirmos e expor os meios para alcançar isso, é preciso fornecer dois outros princípios essenciais da Ação Católica: as «relações que todas as obras da ação católica devem ter com a autoridade eclesiástica»[11] e o caráter confessional dessas obras (isto é, se elas devem confessar absolutamente a fé católica).

(Continua…)

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Notas:

[1] Poderíamos acrescentar que não somente antes, mas durante a ação. Porquanto, podemos nos formar, e depois, no ardor da ação, esquecer ao longo dos meses e anos a formação inicial. Assim se explicam muitas deserções e desvios progressivos.

[2] São Pio X, Notre Charge apostolique, 25 de agosto de 1910.

[3] A questão, do ponto de vista puramente humano, acerca da possibilidade atual e imediata de tal empreendimento é outra. No entanto, não se pode pôr em causa os princípios e, em particular, o dever de se tender em direção a esse ideal. Além disso, na política — cristã ou não — o pior dos erros é considerar-se derrotado com antecedência. Toda a história da Igreja manifesta, ao contrário, a possibilidade, sob as condições mais sombrias, do estabelecimento do Reinado Social de Jesus Cristo. Cf. as conversões de Constantino ou Clovis assim como a epopéia de Santa Joana d’Arc.

[4]São Pio X, Notre Charge apostolique.

[5] Louis Lachance o.p. L’humanisme politique de St Thomas d’Aquin «individu et état» — EditionsSirey, p. 71.

[6] Citado por Michel Creuzet, Les corps intermédiaires, ed. des cercles Saint Joseph, supplémentà Verbe, n° 137 et 138, p. 11.

[7] Ibidem.

[8] Jacques Maritain destacou-se muito por sua preocupação em estabelecer o reinado de Cristo não de forma política, mas cultural. Cf. sua obra Religion et culture publicada em 1930 e que já cheirava a enxofre.

[9] São Pio X, Notre Charge apostolique.

[10]Na sua encíclica Graves de communi de 18 de janeiro de 1901, sobre a Ação Católica, Leão XIII evocava essas instituições: «Essa ciência da caridade que Cristo transmitiu, os apóstolos colocaram-na em prática e aplicaram-na com religioso zelo. E após eles, aqueles que abraçaram a fé cristã tomaram a iniciativa de criar uma grande variedade de instituições para o alívio de todos os tipos de misérias que afligem a humanidade.

Essas instituições, que perpetuamente progridem, são a propriedade, a glória e o ornamento da religião cristã e da civilização que foi originada por ela. Assim, os homens de reto juízo não podem deixar de admirá-las, dada sobretudo a acentuada inclinação que cada um de nós tem para buscar antes os próprios interesses em detrimento do próximo (…); uma das glórias da caridade é não somente aliviar as misérias do povo por meio de auxílios passageiros, mas principalmente através de um conjunto de instituições permanentes. Com efeito, dessa maneira os necessitados encontrarão uma garantia certíssima e mais eficaz. Também é digno de elogios o intento de ensinar os artesãos e trabalhadores a adquirirem seu sustento e provisões futuras, afim de que ao longo do tempo eles assegurem por si mesmos, pelo menos em parte, seus respectivos futuros.»

[11] São Pio X, Il fermo proposito.