Nesse ano de 2023, os Seminários da Fraternidade São Pio X acolheram 67 novos seminaristas em quatro seminários, divididos em 20 nacionalidades. Essas entradas refletem a influência e o gradual desenvolvimento da Fraternidade São Pio X na França e em todo o mundo.
Fonte: DICI – Tradução: Dominus Est
O Seminário Nossa Senhora Corredentora, localizado em La Reja, na Argentina, recebeu 8 novos seminaristas em março: 2 brasileiros, 1 chileno e 5 mexicanos. O início do ano letivo neste Seminário localizado no hemisfério sul, acontece em março .
O Seminário Santo Tomás de Aquino, localizado em Dillwyn, Virgínia, Estados Unidos, recebeu 20 novos seminaristas em setembro: 17 americanos, 1 canadense, 1 mexicano e 1 sul-africano.
No Seminário do Sagrado Coração, localizado em Zaitzkofen, na Alemanha, 13 novos seminaristas chegaram no início de outubro: 3 alemães, 1 croata, 1 holandês, 6 poloneses, 1 eslovaco e 1 tcheco. Dessa forma, a entrada deste ano é, mais uma vez, muito forte. Devido ao constante aumento do número de admissões, o Seminário atinge agora os limites da sua capacidade em termos de instalações. É por isso que alguns seminaristas do primeiro ano terão que dividir os quartos. A fim de criar espaço para futuras admissões, um projeto de construção já está em andamento. Um novo prédio residencial deve ser adicionado aos edifícios existentes. A licença de construção foi concedida há algumas semanas.
Por fim, o Seminário Santo Cura d’Ars, em Flavigny-sur-Ozerain, na França, recebeu 26 jovens candidatos ao sacerdócio: 1 belga, 1 canadense, 14 franceses, 4 italianos, 2 quenianos e 3 suíços. A maioria deles tem um histórico de estudos e uma certa maturidade adquirida na vida estudantil, o que também ajudou a fortalecer a vida de virtude, oração e zelo missionário entre os demais estudantes.
Entre eles, temos desde aqueles que acabaram de terminar o ensino médio, até aqueles que passaram por escolas militares, instituições de pesquisa, escolas de Engenharia, MBAs, licenciaturas em História, Direito, História da Arte, Psicologia, ou mesmo estudos orientais ou línguas antigas, a diversidade é grande.
Junto aos seminaristas foram admitidos 6 futuros Irmãos da FSSPX. Somando os Irmãos já em formação, o Seminário Santo Cura d’Ars conta agora com 49 membros este ano. Um número que há muito tempo não era alcançado!
Embora o número recorde de inscrições para os seminários do ano passado (79 no primeiro ano) não tenha sido batido, a safra de 2023 é muito satisfatória. Devemos rezar pela perseverança dessas vocações: Senhor, dá-nos muitos santos sacerdotes!
****************************
A FSSPX conta atualmente com (alguns números aproximados):
- 3 Bispos
- 707 sacerdotes
- 137 Irmãos
- 200 Irmãs em 28 casas [“Relacionadas” à FSSPX: 183 professas e 14 noviças]. As freiras ajudam em 15 escolas e administram outras 4. Estão presentes também em muitos Priorados e em duas residências para idosos em Brémien Notre-Dame, na França, e na Maison Saint-Joseph, na Alemanha.
- 19 Irmãs Missionárias do Quênia
- 80 Oblatas
- 250 Seminaristas e 80 pré-seminaristas
Está presente em 37 países e visita regularmente outros 35.
Mantém:
- 1 Casa Geral
- 14 Distritos e 5 Casas Autônomas
- 4 Conventos Carmelitas
- 6 Seminários
- 167 priorados
- 772 centros de missa
- Mais de 100 escolas (do Ensino Básico ao Médio),
- 2 universidades
- 7 casas de repouso para idosos
- Numerosas Ordens Latinas e Orientais tradicionais amigas em todo o mundo
**************************
Nota do blog: Colocamos abaixo alguns links sobre a vocação sacerdotal:
- A VOCAÇÃO SACERDOTAL
- TENHO VOCAÇÃO?
- A FORMAÇÃO DE FUTUROS SACERDOTES
- ENQUETE: O QUE MOTIVA OS JOVENS A ENTRAR EM UM SEMINÁRIO DA FSSPX
- SEMINÁRIOS: FORMAÇÃO DE FUTUROS LÍDERES PARA A IGREJA
- NO CORAÇÃO DE UM SEMINÁRIO CATÓLICO
- OS SEMINÁRIOS DA FSSPX
- AS ORDENS SAGRADAS
Para saber mais sobre a vocação de Irmão da FSSPX, clique aqui.
**************************
“Senhor, dai-nos sacerdotes,
Senhor, dai-nos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitas santas vocações religiosas,
Senhor, dai-nos famílias católicas,
São Pio X, rogai por nós”