TOMADA DE HÁBITO DE UMA POLONESA NO NOVICIADO DAS OBLATAS EM LAVEY, NA SUIÇA

Na capela do noviciado das Oblatas da FSSPX em Lavey (Suíça), o Pe. Tokarski, Prior de Poznań, entregou o hábito religioso a uma postulante polonesa na quarta-feira, 21 de janeiro, marcando assim sua entrada oficial na vida religiosa dentro da FSSPX.

Fonte: DICI – Tradução: Dominus Est

Nesta ocasião, 27 irmãs estavam presentes: a comunidade do noviciado, bem como as de Enney e Menzingen. Uma compatriota que viera especialmente da Polônia também fez se fez presente.

Cinco Irmãs da Fraternidade que vieram de Ecône também estavam presentes, assim como alguns fiéis que vieram apoiar este importante passo na vida da jovem noviça com suas orações.

Um sermão que encoraja a ruptura com o espírito do mundo.

O sermão, proferido em polonês, foi posteriormente traduzido para o francês para que todos pudessem se beneficiar plenamente dele.

O tema central foi um apelo urgente para libertar-se do espírito do mundo. O Pe. Tokarski lembrou a todos que as três renúncias essenciais da vida religiosa — pobreza, castidade e obediência — respondem exatamente à tríplice armadilha que o mundo arma para a alma cristã.

Mas essas renúncias são apenas o começo: para se libertar verdadeiramente do “laço do passarinheiro”, a noviça deve também desapegar-se de todo apego oculto, mesmo o mais delicado, e nunca olhar para trás.

O padre então evocou a imagem cara a Santa Teresa do Menino Jesus: um pássaro, preso por um fio quase invisível, permanece incapaz de voar. Assim é com a alma que conserva um apego secreto.

Sempre caminhando em direção à santidade.

Ecoando as palavras de Santo Agostinho, o pregador deu um último conselho: nunca se contente com o que se é, mas sempre progrida no amor de Deus.

Semper tibi displiceas, quod es…

Que te desagrades sempre do que és, se queres chegar àquilo que ainda não és. Pois, onde te agradaste de ti mesmo, ali permaneceste.” Sempre acrescente, avance constantemente.”

Um profundo apelo a uma santidade cada vez maior, em humildade e perseverança.

Uma vocação destinada a dar frutos

Diversas polonesas visitaram Lavey nos últimos meses. Se Deus quiser, a nova noviça em breve será acompanhada por outra compatriota, um sinal encorajador para o futuro das vocações.

Confiemos esta jovem alma à Santíssima Virgem Maria, para que ela seja fiel à graça recebida e avance continuamente no caminho da total entrega a Nosso Senhor.

************************************

Para saber mais sobre as Oblatas da FSSPX clique aquiaqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Para saber mais sobre as Irmãs Consoladoras do Sagado Coração de Jesus, clique aqui e aqui.

Sobre as Irmãs da FSSPX e a vocação religiosa feminina pode ser visto clicando aquiaquiaquiaquiaqui e aqui.