UMA NOVA IGREJA PARA A FSSPX EM VIENA

Este slideshow necessita de JavaScript.

Carta do Superior do Distrito da Áustria, Pe. Stefan Frey, dando a notícia aos fiéis da Áustria.

Fonte: DICI – Tradução: Dominus Est

Caros amigos e benfeitores!

O céu nos ofertou, em Viena, um presente que superou nossas expectativas. Há anos procuramos uma igreja adequada, porque a situação provisória – que acabou por ser duradoura – da nossa antiga Capela de São José de Bernardgasse, com o seu aluguel caríssimo, nunca foi uma solução definitiva.

Desde 2008, nossos fiéis vienenses oram intensamente por essa intenção. São José fez-nos esperar e pôs à prova a nossa paciência e perseverança até ao ano a ele dedicado.

Mas hoje, ele respondeu de maneira superabundante às muitas orações e nos deu não qualquer igreja, mas a Igreja dos Mínimos de Maria Schnee – Maria das Neves – consagrada à sua santíssima esposa.

É uma das igrejas mais famosas, belas e antigas da cidade de Viena, em uma localização privilegiada, e cuja importância histórica e cultural não pode ser suficientemente apreciada! Nossa gratidão ao bom São José não tem limites! Como ele ouve maravilhosamente aqueles que rezam a ele com confiança e perseverança.

Mas também estamos cientes que este dom sublime está ligado a uma grande missão e a uma pesada responsabilidade. A Igreja dos Mínimos oferece agora grandes possibilidades para o apostolado e, portanto, oportunidades únicas para fortalecer a tradição católica em Viena.

Que a Santíssima Virgem Maria das Neves e o seu Santo Esposo nos ajudem com a sua poderosa ajuda a cumprir esta responsabilidade, para a maior glória de Deus e a salvação do maior número possível de almas!

Os milagres da Providência divina

Como a Fraternidade Sacerdotal São Pio X passou a manter uma igreja tão magnífica em Viena? Com Deus, nada é impossível, e obviamente Deus queria tornar o impossível possível, humanamente falando.

Com efeito, as circunstâncias dessa maravilhosa história de sucesso só podem ser descritas como milagrosas. Citamos aqui os pilares mais importantes que sugerem que Deus nos amparou desde o início:

– 18 de novembro de 2020: Na festa da consagração das igrejas de São Pedro e São Paulo, fomos chamados pela Sra. Daniela Panella, prefeita da “Congregação Italiana Senhora das Neves”, à qual a igreja foi doada em 1784 pelo Imperador Joseph II como igreja nacional italiana em Viena (o Convento dos Mínimos foi posteriormente transferido para o antigo Mosteiro dos Trinitários, próximo à Igreja da Trindade). Recebemos a surpreendente proposta de assumir o controle da igreja!

– 20 de maio de 2021: Festa de São Bernardino de Siena. Confiamos a Assembleia Geral da Congregação italiana, que se realizara naquele dia, a este grande missionário popular italiano. Quando jovem sacerdote, São Bernardino havia recebido da Mãe Santíssima o dom de poderes milagrosos, e não lhe pedimos outra coisa senão um milagre. A missão do prefeito era reunir os membros da Congregação para o nosso projeto e, portanto, para o futuro cuidado pastoral dos Italianos no âmbito tradicional. O Santo atendeu nosso pedido, pois todos os membros concordaram – unanimemente – em doar à FSSPX a mais importante igreja mariana da cidade de Viena!

– 25 de maio de 2021: Neste dia de comemoração de dois papas italianos – São Gregório VII e São Urbano I -, na véspera da festa de São Filipe Néri, o grande apóstolo de Roma, ocorreu a assinatura notarial dos contratos de doação do local, às 18h30. Com isso, ficou claro para nós que Deus obviamente deu à FSSPX a missão de continuar fielmente o legado secular da comunidade italiana em Viena.

– 29 de junho de 2021: Os Santos Apóstolos Pedro e Paulo patrocinaram o início de nosso empreendimento: providencialmente estiveram presentes na coroação. No dia de sua solenidade, o novo imóvel foi inscrito no registo predial da cidade de Viena e, assim, tornou-se oficialmente definitivo.

A FSSPX tornou-se oficialmente proprietária da Igreja dos Mínimos. O que esse patrocínio nos diz? É certo que com a Igreja dos Mínimos não recebemos nenhum outro mandato senão o de continuar fielmente em Viena a tradição apostólica que São Pedro e São Paulo estabeleceram na Igreja de Roma, Mãe e Mestra de todas as igrejas, em nome de Cristo, e de defendê-la firmemente contra todas as aberrações de hoje.

Não somos um Clube Tradi antiquado, mas simplesmente Católicos Romanos e temos o ardente desejo de servir a Igreja Católica com todas as nossas forças e ajudá-la a redescobrir sua tradição apostólica de 2.000 anos, da qual flui toda a vitalidade sobrenatural, desde a raiz até a árvore amplamente ramificada da Igreja.

Que Deus Todo-Poderoso abençoe esta obra que tem surpreendido a todos. Que todos os seus santos colaboradores acompanhem a nossa nova missão com suas constantes intercessões, em particular São Clemente Marie Hofbauer, padroeiro do nosso priorado vienense, que trabalhou durante quatro anos como reitor da Igreja dos Mínimos e reavivou o amor eucarístico no coração dos vienenses com suas grandiosas celebrações em honra do Santíssimo Sacramento.

Com minha bênção sacerdotal.

Pe. Stefan Frey