VOCÊ SABIA…?

Fonte: FSSPX México – Tradução: Dominus Est

… que a prática do jejum e da abstinência são antiquíssimas? 

Ainda no paraíso terrestre, o primeiro homem já estava obrigado a abster-se do fruto de uma árvore. Certos tipos de carne já estavam proibidos no Antigo Testamento. No dia da Propiciação, os Israelitas, antes da vinda de Jesus, estavam proibidos de provar até mesmo um pouco de comida durante por todo o dia (24 horas). Nosso Senhor Jesus Cristo tinha jejuado durante quarenta dias. Moisés e Elias, antes da vinda do Salvador, jejuaram; São João Batista jejuava rigorosamente.

… que nós, católicos, nos abstemos de comer carne nas sextas-feiras? 

É uma prática que já se observava desde os tempos apostólicos. E isso por reverência a Nosso Senhor que morreu uma sexta-feira e que sacrificou a Sua carne puríssima por nossos pecados. Além disso, a Igreja nos ensina que devemos nos abster, de vez em quando, das iguarias que gostamos, por exemplo, a carne, para que nosso espírito se fortaleça mais em relação aos seus desejos desordenados. A Igreja também nos exorta a abster-nos da carne para que nos lembremos de que os pecados da carne devem ser evitados.

… o jejum é benéfico para a alma e para o corpo? 

Através do jejum, obtemos perdão de nossos pecados de Deus. Pelo jejum, nossas faculdades intelectuais se aguçam, como mostrado na vida do Profeta Daniel, que na corte de Nabucodonosor só se alimentava com legumes e água. Pelo jejum, a alma torna-se capaz de dominar o corpo e superar as tentações do demônio. O jejum inclina o homem à oração, ajuda-o a vencer a si mesmo, a tornar-se amável, paciente e casto. O jejum faz com que o homem se assemelhe aos anjos que não comem nem bebem e facilita o que é característico deles – sua pureza. Quanto mais se sujeita o animal em nossa natureza, muito mais se fortalece o espirito nela.

… Hipócrates, o pai da medicina, atingiu a idade de 140 anos? Ele sempre atribuiu sua longevidade ao fato de ele jamais ter satisfeito completamente seu apetite.

… Moisés e Elias estiveram presentes na Transfiguração porque, entre todos os Patriarcas, apenas eles dois jejuaram 40 dias assim como Nosso Senhor?

… Marco Aurelio, imperador romano do ano 161 a 180, chamado o filósofo, foi um dos imperadores que perseguiram a Igreja? 

No entanto, ele ensinava a seus súditos que a vida moral, algo bem contrário aos exemplos de seus falsos deuses, conduz à tranquilidade. Em uma de suas campanhas contra os bárbaros invasores da Germania, estando as legiões romanas cercadas por inimigos e sofrendo pela falta de água, uma legião composta inteiramente de cristãos levantou suas súplicas a Deus Nosso Senhor e em pouco tempo uma grande tempestade lhes providenciou abundantemente o que eles tanto precisavam.