CANADÁ: EUTANÁSIA PARA REDUZIR GASTOS COM SAÚDE PÚBLICA

Canadá: eutanásia para reduzir gastos com saúde pública

O sinistro cálculo de custo da Assistência Médica na Morte (AMM) mostra que os médicos no Canadá recebem até 283,85 dólares canadenses por cada “preparação e procedimento para assistência médica na morte” que realizam. A cultura da morte também é um negócio.

Fonte: Medias Presse Info – Tradução: Dominus Est

A tabela de pagamento do Ministério da Saúde enumera seis serviços específicos relacionados à eutanásia pelos quais os médicos podem ser pagos, varaiando de “Taxa de avaliação de AMM– Avaliador prescritora” (US$ 43,24) até a “Coleta e depósito de medicamentos AMM” (US$ 126,72).

Porém, o que o Ministério não divulga é o custo anual total para o sistema de saúde, incluindo o montante gasto com medicamentos tóxicos dispensados ​​gratuitamente para a eutanásia do paciente, como o brometo de rocurônio, cuja injeção de 10 mL desse medicamento que faz com que o receptor morra por asfixia.

Sórdido cálculo

De acordo com as organizações católicas, a eutanásia é promovida com mais fortemente porque seus promotores fazem o sórdido cálculo de que a eutanásia de um paciente custa menos ao Estado do que mantê-lo vivo.

Pacientes também apresentaram queixas, alegando estarem sendo pressionados a aceitar a eutanásia.

Alex Schadenberg, diretor executivo da Euthanasia Prevention Coalition, resume: “Não se esqueçam que os mortos não custam dinheiro”, “Os mortos já não precisam mais de cuidados”.

Alex Schadenberg explica que ninguém no Canadá seria cínico o suficiente para dizer publicamente que apoia a eutanásia porque poupa dinheiro. “Mas, ao mesmo tempo, há uma realidade: economiza muito dinheiro e muitas pessoas sabem que isso permite economizar dinheiro”, disse ele.

O Gabinete do Diretor Parlamentar de Orçamento do governo federal disse em um relatório divulgado publicamente que os seus cálculos mostraram que a nível nacional: as eutanásias realizadas permitiram uma econimia de 86,9 milhões de dólares para o sistema de saúde em 2021.

O relatório afirma que a eutanásia resultou numa redução anual bruta nos custos associados aos cuidados no fim de vida de 109,2 milhões de dólares, mas custou ao sistema 22,3 milhões de dólares em custos administrativos.

De acordo com o último relatório anual do governo federal sobre o assunto, houve 13.241 casos de eutanásia no Canadá em 2022.

Ainda não há números disponíveis de 2023, mas os relatórios divulgados pelo Ministério da Saúde da Columbia Britânica relativos aos três primeiros trimestres do ano passado já indicam um aumento considerável.