Uma das coisas que prejudica nossa força espiritual hoje em dia: o excesso de informação. Frequentemente perdemos nosso discernimento, bem como o bom senso.
Fonte: Le Saint-Anne n°339 – Tradução: Dominus Est
Caros fiéis,
Vamos falar um pouco de inglês e fazer um pequeno comentário sobre um cartaz que se tornou um ícone global usado em muitos produtos ou atividades.
Desenhado em 1939 pelo governo britânico, um cartaz com a recomendação que poderia ser traduzido como “Mantenha a calma e prossiga (siga em frente)” seria afixado nas paredes de Londres no caso de uma invasão da Grã-Bretanha por tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Como a invasão não aconteceu, o cartaz nunca se tornou público e ficou esquecido até ser descoberto em uma caixa de livros que seria leiloada em Londres em 2001.
O cartaz e o seu lema depressa se tornaram um sucesso mundial. Por quê?
Parece que o caráter sedutor do tema reside no fato de que as duas virtudes às quais ele apela, serenidade e perseverança, são muito necessárias hoje e são, muitas vezes, a chave para resolver muitos problemas pessoais. A coragem, que é a expressão dessas duas virtudes, está muito ausente hoje em dia porque o mundo não nos exorta verdadeiramente a tê-la, mas sabemos que precisamos dela.
De fato, o mundo de hoje não encoraja a força interior, muito pelo contrário. Ao invés de paz e serenidade, o mundo nos oferece os tormentos do pecado e da má consciência; e, ao invés da perseverança, nos convida a ceder à exigente tirania de nossas paixões e impulsos, tornando difícil mantermo-nos fiéis a qualquer objetivo importante que estabelecemos para nós mesmos, quando o sucesso muitas vezes exige determinação.
Interiormente, aspiramos manter a calma face as adversidades. O fato de sermos perturbados por acontecimentos desagradáveis ou inesperados revela uma fraqueza, uma fragilidade da qual nos envergonhamos. Os corajosos não entram em pânico, não importa a razão.
Por que estamos tão fracos hoje em dia? Falta-nos um relacionamento próximo com Nosso Senhor, o único que pode nos dar a força para realizar atos heroicos.
Uma das coisas que prejudica nossa força espiritual hoje em dia: o excesso de informação. O aparato da mídia moderna nos inunda continuamente com notícias de todo o mundo, exigindo de nós uma reação imediata, epidérmica, colocando mais pressão em nosso sistema nervoso já agredido. Perdemos nosso discernimento, bem como seu bom senso, frequentemente.
Há tantos sites religiosos, políticos e científicos que enganam mais do que informam. Frequentemente, eles têm apenas um autor que pode facilmente ocultar sua incompetência por trás da fachada brilhante de uma página da web bem desenhada. Sejamos cautelosos ao navegar na web.
“Keep calm and carry on” para um católico significa viver com paz interior e ser fiel aos seus deveres quotidianos, o famoso dever de estado, realizado principalmente para agradar a Nosso Senhor Jesus Cristo, deixando tudo mais aos cuidados de Sua Providência divina.
Pe. Fabrice Loschi, FSSPX