“ONDE ESTÁ A TRADIÇÃO, ALÍ ESTÁ A IGREJA” – SERMÃO DE MONS. LEFEBVRE

Sermão inédito de Mons. Lefebvre durante uma peregrinação de ação de graças a Nossa Senhora de Marches, pelas sagrações episcopais de 1988, proferido em 19 de novembro do mesmo ano, em Bulle (Suíça).

RESUMO

Neste sermão, Mons. Lefebvre dá graças a Deus pelo dom extraordinário de 4 novos Bispos para a Igreja Católica. Essas sagrações – aparentemente – ocorreram sem a autorização de Roma por causa das circunstâncias da apostasia geral, disseminada até mesmo nos círculos romanos.

A PRIORIDADE: MANTER SUA FÉ

Mons. Lefebvre faz questão de recordar que esta apostasia foi predita pelas Sagradas Escrituras e pela Santíssima Virgem Maria em La Salette, em Fátima e em muitas outras circunstâncias. A Santíssima Virgem advertiu que no final do século 20 haveria uma situação calamitosa na Igreja que poderia levar todos os cristãos a perderem a fé. Mas, ao mesmo tempo, essas profecias nos anunciam que permanecerão na Igreja fiéis que manterão a fé católica, por uma graça particular do Bom Deus.

A primeira coisa a preservar para permanecer fiel a Deus é sua fé, seguindo o exemplo de todos os mártires. O que é um mártir? É uma testemunha da fé que preferiu derramar seu sangue ao invés de abandonar a fé católica. Os fiéis da Tradição são como testemunhas: em muitas circunstâncias são perseguidos e desprezados. Na realidade, eles querem apenas manter a fé, por isso seguem Padres e Bispos católicos que também querem manter a fé católica.

TEMPOS DE GRAÇAS EXTRAORDINÁRIAS

Esses tempos extraordinários de perseguição também são tempos de graça. Isto pode ser visto em todos os lugares. Como é possível que nestas circunstâncias difíceis, em que quase não existem vocações sacerdotais e religiosas, vemos bater à porta de nossos seminários e de nossos conventos moços e moças nascidos depois do Concílio Vaticano II? Como podem esses jovens, que nem conheciam a situação antes do Concílio, desejar a Tradição?

Eles compreenderam, o Bom Deus lhes deu uma graça particular para dizer: “onde está a Tradição, alí está a Igreja”. E assim vêm pedir para se juntarem às nossas famílias religiosas, à nossa Fraternidade, a fim de receber as graças que Deus dá às almas que são fiéis. Estes jovens querem ser padres, apesar das perseguições, apesar dos falsos rumores de cisma, apesar de tudo isso eles têm a coragem de vir, porque sabem que fazendo parte desta família tradicional eles estão na Igreja, eles são testemunhas da Igreja.

ALÍ ESTÁ A IGREJA

Podemos dizer que existem realmente dois pontos principais da Igreja: a unidade da fé – ter a mesma fé de nossos antepassado e daqueles que são membros da Igreja Católica no mundo – e, depois, a santidade. É isso que devemos guardar a todo custo para nos tornarmos santos, almas santificadas. Se tivermos fé, acreditamos na graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, acreditamos na sua presença em todos os sacramentos. Encontramos a fonte da vida. Eis o que significa ser católico. Quem não crê não pode ser salvo, quem não tem a vida da graça em si mesmo também não pode ser salvo. Apegamo-nos a isso e agradecemos a Deus por nos ter mantido assim. Eis porque os locais de culto da Tradição são tão importantes, onde recebemos todos os sacramentos com dignidade.

Mons. Lefebvre termina dando graças a Deus pelos novos Bispos, porque sem Bispos não há padres, não há sacramentos e não há fiéis católicos. O Bom Deus, os santos anjos e os eleitos do Céu só podem se alegrar com todos esses frutos da santificação. Mons. Lefebvre nos convida a não dar ouvidos aos boatos que circulam e que querem nos dissuadir dos demais membros desta família da Tradição, que é verdadeiramente a família da Igreja Católica. Se, como Maria – Virgo fidelis – permanecermos fiéis, muitas bênçãos descerão sobre nós e sobre nossas famílias.