PACIÊNCIA E IMPACIÊNCIA – PARTE 15 – EXEMPLOS DE PACIÊNCIA – A PACIÊNCIA DOS SANTOS

Discourses on the Sober Life (Discorsi della vita sobria) Being the Personal Narrative of Luigi Cornaro (1467-1566, A. D.) [Illustrated Edition] (English Edition) por [Luigi Cornaro]

Fonte: Bulletin Hostia (SSPX Great Britain & Ireland) – Tradução: Dominus Est

Todos os santos devem sua recompensa eterna, em grande parte, à graça da paciência. Sua coroa no céu não será devida tanto ao que fizeram por Deus, mas ao que sofreram por Ele. Neles, a paciência tem sua obra perfeita (Tiago 1,4), e essa obra tem sido prepará-los para as alegrias eternas do Céu.

Oh, quão gratos eles serão a Deus pela paciência que Ele lhes deu para sofrer voluntariamente por Ele! Quão gratos serão pelos sofrimentos que lhes proporcionaram uma felicidade inexprimível e uma paz que não conhece fim.

Os santos, enquanto ainda estão na terra, têm uma visão mais verdadeira de todos os eventos da vida do que nós. Eles valorizam, acima de tudo, mesmo enquanto ainda estão sofrendo, as cruzes e aflições que Deus lhes envia. Os apóstolos consideraram uma alegria sofrer afrontas por causa de Cristo. “Nos gloriamos na tribulação”, diz São Paulo.

São Francisco Xavier rezou por mais sofrimento, Santa Teresa para que ela pudesse continuar sofrendo até a morte. Isso não era mero sentimento, era senso e prudência comum.

Eles encontraram uma verdadeira alegria mesmo no sofrimento. Tenho eu tal alegria ou não gosto do sofrimento e tento evitá-lo ? Eis aí um teste para saber se sou como os santos.

A paciência dos santos foi mais severamente provada do que a nossa. Eles não apenas foram apedrejados, torturados, dilacerados, não apenas sofreram carência, angústia, aflições (Hebreus 11, 37), mas tiveram que suportar o que era ainda mais difícil: ingratidão, fracasso, crueldade, falsas acusações, desolação e escuridão .

No entanto, eles voluntariamente suportaram tudo por causa de Jesus, nunca deixando de amá-lo em tudo.

Eu tenho minhas provações, mas nenhuma tão terrível quanto aquelas, e ainda assim reclamo mesmo sob minha cruz mais leve.