O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – PELO PE. PATRICK DE LA ROCQUE, FSSPX

Neste mês que Lhe é dedicado, eis o Coração divino, para sempre aberto, eis a chaga que o Ressuscitado quis guardar e nos mostrar.

Fonte: Lou Pescadou nº 222 – Tradução: Dominus Est

Quando, em 27 de dezembro de 1673, Nosso Senhor manifestou o Seu Sagrado Coração a Santa Margarida-Maria Alacoque na capela de Paray-le-Monial, Ele o fez sob características muito específicas e doravante notórias. A coroa de espinhos o cobria, a cruz o sobrepunha, a ferida em seu lado estava aberta. Tudo isso parecia como um trono de chamas. E Nosso Senhor acrescentou que onde quer que esta imagem fosse exposta para ser honrada, Ele espalharia suas graças e suas bênçãos. Honrar essa imagem requer uma compreensão do seu significado, que é tão revelador.

A primeira característica apresentada, embora que exterior ao Sagrado Coração, é a coroa de espinhos. Estes espinhos, símbolos da maldição herdada do pecado original (cf. Gn 3, 17-18), manifestam quanto Nosso Senhor se encarnou para se tornar maldição por nós (Gl 3, 13), ou seja, para tomar sobre si as nossas culpas, a fim de expiá-las Nele. Honrar o Sagrado Coração requer, portanto, em primeiro lugar, como Madalena, a penitente, entregar-Lhe os nossos pecados, desapegar-nos deles aos Seus pés, cheios de arrependimento e confusão. “Dá-me os teus pecados“, implorou Nosso Senhor a São Jerônimo…

Tal perspectiva dificilmente assustava a pequena Teresa de Lisieux: “Como é que, quando se lança as próprias faltas, com confiança filial, no fogo do Amor, elas não podem ser consumidas sem um retorno?” E esse é, de fato, a característica mais marcante do Sagrado Coração de Jesus: uma chama de amor! Oprimido, abraçado pelos nossos pecados até a agonia, brota dela não uma justiça vingativa, mas a sua mais bela jóia, o último segredo que Nele habita: um amor infinito, ao mesmo tempo de justiça para o seu Pai e de misericórdia para nós. Eis o significado das chamas e da cruz que aí se encontram. Oferecendo a seu Pai toda a piedade filial que lhe havíamos ultrajantemente negado, vivendo esta obediência de amor infinito até a morte, Jesus destrói a acta de nossa condenação (Col 2, 14), merecendo-nos um perdão divino sem qualquer outro limite que não seja o da nossa verdadeira contrição.

Quanto à ferida do lado, é a ferida que Jesus recebeu quando já estava morto (Jo 19,33-34). Aqui, mais uma vez, que símbolo sublime! Pois uma ferida feita em uma pessoa morta nunca cicatriza. Eis, pois, este Coração divino para sempre aberto, eis esta chaga que o Ressuscitado quis guardar e mostrar-nos. Desta forma, Ele nos mostra que, mesmo glorificado, o seu Coração permanece-nos sempre acessível, para que nele possamos nos refugiar. O que Ele mais deseja para nós, senão que cheguemos e nos lancemos nele como em um oceano de amor, para nos purificar e nos deixar transfigurar por Ele? Muito mais do que nossos pecados, é nosso próprio coração que devemos dar-Lhe.

Ó admirável caridade de Deus! Jesus veio a esta terra para fazer reinar o fogo da sua caridade, de seu amor. Santa Margarida Maria é formal: o Sagrado Coração apareceu-lhe em um trono de chamas, Jesus querendo estabelecer seu reino de amor aqui embaixo. Que Ele encontre em nossas almas e nas nossas famílias um terreno propício para seu Reino! A entronização do Sagrado Coração em nossos lares não tem outra finalidade senão responder a este grande desejo de Nosso Senhor: vim trazer fogo à terra, e o que quero eu, senão que ele se acenda? (Lc 12,49).

Pe. Patrick de La Rocque, FSSPX