CARTA DO PE. PAGLIARANI SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ORDEM TERCEIRA DA FSSPX

Fonte: DICI – Tradução: Dominus Est

O Superior Geral da Fraternidade São Pio X, Pe. Davide Pagliarani, escreve aos fiéis e amigos da FSSPX sobre a importância da Ordem Terceira nos tempos atuais:

Caros fiéis e amigos da Fraternidade São Pio X,

Esta carta é dirigida a todos aqueles que aspiram à santidade; a todos aqueles que buscam um caminho fácil e uma ajuda eficaz para alcançar o Céu; a todos os católicos que amam sinceramente a FSSPX e que desejam estar mais intimamente ligados a ela. Sobretudo, dirige-se a todas as almas sinceras que amam a Nosso Senhor e que querem prova-Lo dando-Lhe “algo a mais“.

Não vos falarei aqui do sacerdócio, nem da vida religiosa, mas de outro meio que a Igreja dá aos fiéis para lhes ajudar: a Ordem Terceira. Todas as grandes Ordens religiosas têm uma, e se Mons. Lefebvre desejava fundar uma Ordem Terceira para a Fraternidade, é porque a via como um meio poderoso de santificação.

A Ordem Terceira é um dos “ramos” da FSSPX. Tornar-se membro da Ordem Terceira é, portanto, pertencer à família da Fraternidade, da mesma forma que Padres, Irmãos ou Oblatas. Significa entrar em sua vida, seu combate, suas alegrias e preocupações; significa apoiar todos os outros membros com a própria fidelidade e ser ajudado por todos quando a luta se torna cansativa e falta coragem. Este é, enfim, o dogma da Comunhão dos Santos, tão belo e consolador, vivida todos os dias!

Neste 1 de novembro de 2020, festa de todos os Santos, faz exatamente 40 anos que o nosso fundador escreveu a Regra da Ordem Terceira de São Pio X. Como sua vida, esta regra é discreta, concisa, mas muito rica e profunda; e se for seguida com fidelidade e generosidade, ela traça um caminho claro para a santidade.

Lendo-a, percebe-se que não requer nada de extraordinário, nada muito difícil, nada assustador: orações da manhã e da noite, recitação do rosário, assistência à Missa, alguns dias de jejum e abstenção de atividades de lazer moralmente perigosas. Não é esta a vida normal de um cristão, aquela com a qual ele está comprometido desde seu batismo?

Mas pode-se objetar: uma Ordem Terceira não é reservada para uma elite, para aqueles que são avançados na vida espiritual? Alguém poderia ser tentado a pensar: “A Ordem Terceira não é para mim“.

Se a Ordem Terceira é reservada para uma elite, é uma elite de amor. O que torna a Ordem Terceira grande e facilmente acessível é que o espírito que a anima não é diferente daquele da própria Igreja, do Coração de Nosso Senhor: um espírito de amor a Deus e de amor às almas. E a chama deste amor arde, reaviva-se e mantém-se simplesmente ao pé do altar, pela assistência ao sacrifício da Missa com um coração ardente, atento e generoso.

A Ordem Terceira está, portanto, aberta a todos, grandes e pequenos (a partir dos doze anos, se os pais consentirem), fortes e fracos, fiéis e pecadores: desde que todos estejam dispostos a amar Aquele que os ama com um amor tão grande que desceu do céu para subir o Calvário e morrer na cruz.

Existem muitas vantagens para os membros da Ordem Terceira. A primeira vantagem é a sua própria santificação: participando do tesouro espiritual da Fraternidade: em todas as riquezas sobrenaturais adquiridas pelos membros, eles recebem pessoalmente uma maior abundância de graças. Cada missa celebrada diariamente em todo o mundo, cada oração recitada, os sacrifícios e méritos de todos… tudo isso lhes pertencem e podem se beneficiar livremente deles.

Mas há mais: cada terciário goza de uma imensa consolação de poder ajudar diretamente a FSSPX no seu apostolado, em seu combate: pelos esforços que faz todos os dias para cumprir os seus compromissos, pelas orações e pelos sacrifícios oferecidos a Deus, ele aumenta esse tesouro espiritual e sustenta poderosamente a grande família da qual faz parte.

Quanto todas essas considerações devem encorajá-los, queridos fiéis, a se comprometerem com este humilde exército da FSSPX tão querido ao coração de Deus! O seu 50° aniversário, que hoje celebramos (1 de novembro), é uma excelente oportunidade para dar esse passo e decidir pessoalmente, ou mesmo em família, alistar-se ardentemente sob a bandeira de Cristo Rei. “Dominus Rex noster, ipse salvabit nos! O Senhor é o nosso Rei, é Ele quem nos salvará.” (Antífona das Vésperas de Cristo Rei). Consultem os padres de seus priorados: eles explicarão como se registrar para se tornarem terciários da Fraternidade.

Que alegria para o Coração de Deus, que apoio para a Igreja, que honra para os senhores e que ajuda para a FSSPX, se este ano novos membros viessem em grande número, e se todos os antigos membros se tornassem mais fervorosos e mais santos! Este é um dos meus maiores desejos. Confio-o ao Coração ardente de Nosso Senhor Jesus Cristo e agradeço a vossa generosidade. 

Com prazer dou-lhes minhas bênçãos.

Davide Pagliarani
Superior Geral da FSSPX
Menzingen, 1º de novembro de 2020

**************************

Mais sobre a Ordem Terceira da FSSPX pode ser lido clicando aqui