O HOMEM É UM ANIMAL POLÍTICO

Enluminure du XVe s. ornant une traduction française de la Cité de Dieu de saint Augustin, réalisée sur les instructions de Robert Gaguin, général de l'ordre des trinitaires († 1501) par Maitre François. Source : BNF - Cette partie inférieure représente la cité terrestre où sont mêlés les sept péchés capitaux et les vertus contraires : orgueil & humilité, luxure & chasteté, gourmandise & sobriété, avarice & libéralité, paresse & diligence, colère (ire) & patience, envie & miséricorde

Fonte: La Porte Latine – Tradução: Dominus Est

Caros amigos e benfeitores,

O homem é um animal político.

Esta frase de Aristóteles, que Santo Tomás de Aquino repete frequentemente, significa que o ser humano não é, de modo algum, um átomo isolado, uma “mônada” que não tem qualquer relação com ninguém. Pelo contrário, o homem só existe dentro de um campo de relações humanas que o constituem e lhe permitem evoluir, progredir.

Na linha de frente dessas relações constitutivas de um ser humano estão, obviamente, seus pais, sem os quais ele simplesmente não existiria, mas também sem os quais não seria alimentado, vestido, cuidado, tratado, ensinado, educado, protegido, etc. Sobre o pequeno ser que acaba de nascer, mas que morreria rapidamente se fosse entregue à sua sorte, se debruçam boas fadas auxiliadoras, que constituem a sociedade familiar.

Contudo, os bens úteis e necessários ao ser humano são tão numerosos e variados que a sociedade familiar, por mais útil que seja, não é suficiente para fornecê-los à criança de modo certo e regular. Entre alimentação, vestuário, cuidados médicos, linguagem, aprendizado da vida, confecção de utensílios, habitação, o parentesco, mesmo estendido aos antepassados, tios e tias, primos, muitas vezes será incapaz de fornecer ao pequeno tudo o que ele precisa. E é por isso que as famílias são auxiliadas em suas tarefas por diversas estruturas, como o comércio, empresas, associações, etc.

Mas mesmo isso não é suficiente para garantir à criança o acesso a todos os bens que lhe são necessários para levar uma vida plenamente humana.

É por isso que as famílias e as diversas estruturas intermediárias de que acabamos de mencionar se agrupam em uma estrutura maior, tanto natural (uma vez que o homem, naturalmente, precisa dela) quanto terminal, na medida em que oferece efetivamente ao homem todos os bens que ele essencialmente tem necessidade, sem ter que procurá-las em outro lugar. É o que se chama sociedade humana, cujo órgão de governo se chama Estado, e que Aristóteles referia como Cidade, em grego “polis”. Quando o Estagirita afirma que “o homem é um animal político“, significa simplesmente que é necessariamente e felizmente membro de uma Cidade, na qual encontra as condições para seu desenvolvimento humano.

Esta cidade humana, estrutura necessária para a vida da humanidade, foi desejada e criada pelo próprio Deus, ao mesmo tempo que criou o homem no princípio. Como o Gênesis expressa em uma frase que resume esta necessidade da sociedade para o homem: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2,18). Aristóteles faz uma observação profunda a esse respeito: “O homem que vive fora da sociedade ou é uma besta ou um Deus”. A misantropia completa é sinal de um estado sub-humano. Quanto ao eremitismo, trata-se de um estado levado por um tempo por um homem que já recebeu tantas riquezas da sociedade humana que pode se libertar temporariamente dela para se dedicar a realidades superiores, exclusivamente divinas. Mas o estado normal, o estado ordinário do homem é viver em sociedade: é a isso que a sua natureza o impele a fazer, e Robinson, na sua ilha deserta, deseja apenas uma coisa: regressar à companhia dos homens.

A primeira consequência destas poucas observações é que nos é simultaneamente impossível e proibido desinteressarmo-nos desta sociedade humana que é nossa estrutura natural, quaisquer que sejam as falhas gritantes que alteram esta sociedade hoje: permissiva, decadente, imoral, opressiva, totalitária, etc. Não podemos, pura e simplesmente, refugiar-nos na vida individual, familiar ou de amizade. Por um lado, é impossível, uma vez que estamos imersos nesta sociedade humana como os peixes estão imersos na água. Por outro lado, é injusto, pois devemos existir e ser nós mesmos, não apenas aos nossos pais, mas também à sociedade humana, da qual recebemos, todos os dias, tantos bens essenciais, pelos quais devemos, de uma forma ou de outra, fazer justiça.

A segunda consequência é que a sociedade humana, como criatura de Deus, deve obrigatoriamente, como todas as criaturas, regressar a Deus, estar orientada para Deus, ser constituída e funcionar de acordo com o plano de Deus. Certamente, isto é feito através da mediação de realidades criadas, de acordo com a sua própria espécie. O mecânico, diante de um carro quebrado, não deve contentar-se em rezar sob o pretexto de submeter o seu trabalho a Deus, mas deve aplicar as regras da mecânica para reparar efetivamente este carro “para maior glória de Deus”. Mas, quer se trate da mecânica ou da organização da cidade terrestre como um todo, e respeitando as mediações criadas, toda criatura seja submetida a Deus e, em última análise, orientada para Ele. E como o único Deus que existe é Nosso Senhor Jesus Cristo, é necessário que cada criatura, e em primeiro lugar a Cidade humana, esteja sujeita ao reinado de Cristo Rei.

Dissemos, da última vez, que é necessário, na situação atual da Igreja, ter um vínculo profundo com os Priorados da FSSPX, que hoje são como nossas paróquias e bastiões do cristianismo. Isso não significa de forma alguma, como querem os anticlericais, que os católicos da Tradição devam “se trancar na sacristia”. Pelo contrário! Os fiéis católicos devem trabalhar no coração da Cidade humana, trabalhar para melhorá-la de acordo com suas possibilidades e, no final, procurar orientar esta Cidade para o reino de Cristo Rei.

D. Lefebvre afirmava isso energicamente durante a Missa de seu Jubileu Sacerdotal em 23 de setembro de 1979: “Vós que sois chefes de família, tendes uma séria responsabilidade em seu país. Não tendes o direito de deixar vosso país ser invadido pelo socialismo e pelo comunismo. Não tendes esse direito ou não sois mais católico. Deves fazer campanha em tempo de eleições para terdes prefeitos católicos, deputados católicos e finalmente para que a França volte a ser católica. Não se trata de fazer política, mas sim de fazer boa política, política como fizeram os santos, como fizeram os papas. (…) Portanto, sim, queremos esta política, queremos que Nosso Senhor Jesus Cristo reine.

(…) Isso deve ser uma realidade. Chefes de família, vós sois os responsáveis ​​por isso, pelos vossos filhos, pelas gerações futuras. Então deveis vos organizar, vos reunir, concordar em fazer a França voltar a ser cristã, voltar a ser católica”.

Temos ciência, em uma sociedade cada vez mais apóstata e anticristã, da crescente dificuldade de agir pelo reinado de Cristo Rei. Até mesmo tornar-se prefeito de uma pequena vila, ou mesmo apenas um vereador, torna-se complicado em alguns aspectos, mesmo que seja apenas por causa do chamado “casamento gay” que um funcionário municipal deve legalmente realizar. É verdade. Mas foi a vida dos primeiros cristãos numa cidade, num império profundamente pagão e violentamente perseguidor, mais fácil do que a nossa? Isso impediu-os de propagar Cristo onde podiam e influenciar homens e estruturas? A Armênia tornou-se oficialmente um país cristão no início do século IV, quando o Império Romano do qual dependia ainda era pagão: prova de que sempre há interstícios para agir, apesar da perseguição, apesar da opressão, apesar de uma situação aparentemente desesperadora.

Sem dúvida, é necessário inventar novas formas de ação, que consigam “escorregar pelas fendas”, aproveitar as lacunas do sistema, contornar os muros que querem nos impedir de agir por Cristo. Sejamos inventivos, sejamos inteligentes, sejamos ousados. Assim, como dizia Santa Joana d’Arc, “os homens de armas lutarão, e Deus dará a vitória”, ainda que parcial, pontual, o que já é alguma coisa.

Deus não nos pede para ter sucesso sempre, para vencer em todas as circunstâncias. Mas nos pede para lutar até o fim sob suas bandeiras e para a glória de Seu nome. Não há dúvida de que nossa ação contribuirá para a salvação de alguns ou de muitos. O certo é que esta luta perseverante garantirá a nossa salvação. Confiemos esta luta por Cristo Rei à Bem-Aventurada Virgem Maria, Rainha da França e vitoriosa sobre todas as heresias, incluindo em particular essa “praga do laicismo” denunciada por Pio XI na sua encíclica Quas Primas.

Carta aos amigos e benfeitores do Distrito da França nº 91 – Pe. Benoît de Jorna, Superior do Distrito da FSSPX na França