Arquivos do Autor:Dominus Est
SALVE RAINHA – EXPLICADA AO COMUM DOS FIÉIS

SALVE RAINHA
Bendita, venerada sejais, glória vos seja dada por todas as criaturas no céu e na terra, Esposa do Rei onipotente, Mãe do Rei da glória, que reinais e deveis reinar sempre, como Soberana, em nossos corações.
MÃE DE MISERICÓRDIA
Mãe do afeto, Mãe no cuidado, Mãe no desejo e na diligencia por nossos proveitos verdadeiros e substanciais; e Mãe compassiva que em suas entranhas se dói de nossos extravios, de nossas faltas e nossas misérias.
VIDA, DOÇURA
Por cuja intercessão, por cujo socorro muito especialmente é que nós podemos viver a vida do espírito em serviço do Senhor, e por cujo amparo e beneficio é que em muitos casos conservamos e dilatamos até a vida do corpo. –Cujo nome é suave a nossos ouvidos, cuja memória é suave a nossos corações e em cujo patrocínio é doce e suavíssima nossa confiança.
ESPERANÇA NOSSA
De cuja compaixão para conosco e alto valimento com o bendito Filho, é que nós, tão fracos, tão pouco dignos de nos apresentarmos ante o seu trono, podemos esperar e esperamos que Ele se dignará de nos olhar com piedade.
DEUS VOS SALVE
BENDITA, venerada sejais, glória vos seja dada por todas as criaturas no céu e na terra.
A VÓS BRADAMOS
Os expulsos, por natureza, por severo mas justo juízo, em razão da culpa, da mimosa pátria, do lugar de inocência, de delícias, de completa bem aventurança.
FILHOS DE EVA
Procedidos, por natureza, da mulher que, dando ouvidos ao espírito de engano, nos envolveu na massa infeliz da corrupção; da mulher, por quem nos vieram tamanhos danos e prejuízos, de que só por vós nos chegou remédio; da mulher, a que só a vós pertence mudar o nome, dando-nos , em lugar de mãe pouco lembrada da nossa ventura, mãe eficazmente solicita e amorosa.
A VÓS SUSPIRAMOS
Enviamos, pedindo ajuda e favor, as vozes mal formadas e entrecortadas, por que usam explicar-se os corações ansiosos.
GEMENDO E CHORANDO
Entre gemidos e pranto, que não nos cabe outra coisa, á vista de tantos males e apuros de que é cheia, de que é tecida a pobre vida humana.
NESTE VALE DE LAGRIMAS
Neste misero desterro, neste mofino mundo, nesta terra de tormento e dor, a que fomos condenados em razão da desobediência e soberba.
EIA, POIS ADVOGADA NOSSA
Ouvi, pois, nossos brados, atendei nossos suspiros, gemidos e lágrimas; — ó defensora e intercessora nossa.
ESSES OLHOS MISERICÓRDIOSOS A NÓS VOLVEI
Ponde em nós vossos olhos compassivos e cheios de piedade.
E DEPOIS DESTE DESTERRO
E quando, com o fim de nossa vida tiver fim a morada neste vale de miséria e amargura, a que nos trouxe a culpa.
MOSTRAI-NOS A JESUS
Fazei-nos ver, face a face, Jesus, cuja presença e clara vista é o sumo da glória, que sobre tudo desejamos.
BENDITO FRUTO DO VOSSO VENTRE
Jesus, que é abençoado fruto do vosso ventre, onde, por obra maravilhosa do Espírito Santo, foi concebido, tomando a nossa natureza.
Ó CLEMENTE, Ó PIEDOSA, Ó DOCE
Remédio, benefício, dom grandioso, que ansiosamente desejamos alcançar, e que não cessamos de esperar de quem, como vós sois, tão doce e benigna para os pobres e pequenos, tão compassiva com os desgraçados, tão clemente para desculpar os pecadores.
SEMPRE VIRGEM MARIA
Maria, que ainda que desposada com José e verdadeira Mãe de Jesus, conservaste sempre pureza incontaminada e perfeita inteireza.
ROGAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS
Sim, intercedei sempre, pedi por nós ao Divino Esposo e ao bendito Filho, ó imaculada Mãe de Jesus, que é Deus verdadeiro e verdadeiro homem.
PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO
A fim de que, por virtude de vossa intercessão e rogativas, nos de o Senhor muito da sua graça, e dela ajudados sejamos tão conformes em pensamentos, palavras e obras á sua lei, que por isso mereçamos o que Jesus Cristo prometeu aos que amarem, seguirem e servirem com fidelidade e perseverança: isto é, a coroa de glória em bem aventurada eternidade.
AMÉM
Assim seja, que por vossa intercessão piedosos alcancemos a divina graça, e mereçamos a eterna recompensa.
Manual do Cristão Goffiné – 11º edição
PORTA ABERTA À EUTANÁSIA
Um texto sobre realidade vivida na Itália, porém expansivo a toda a trágica situação mundial.

Fonte: FSSPX Itália – Tradução: Dominus Est
A grandeza do país desapareceu…
Triste e miserável é a terra; definha miseravelmente o mundo, definham os nobres da terra. A terra profanada pelos seus habitantes, porque transgrediram as leis, violaram os decretos e romperam a aliança eterna. Por isso a maldição consome a terra […] A grandeza do país desapareceu. Na cidade restam apenas ruínas, quebrada e insegura está a porta. (Is, 24)
Sobre estas trágicas palavras do profeta Isaías, Dom Prosper Guéranger (1805-1875), Abade de Solesmes, escreveu uma página profética no seu [livro] Ano Litúrgico: a transcrevemos aqui, sem comentário algum, pois ela fala por si mesmo e descreve de modo surpreendente o day after da promulgação da “enésima” lei italiana que pisoteia a Lei de Deus, legalizando o assassinato pela fome e pela sede de doentes indefesos. Apenas um destaque: Dom Guéranger fala, justamente, de “docilidade para com a Igreja”, mas não aos pastores da Igreja, que também desta vez, vergonhosamente, ficaram calados e quando falaram, falaram inapropriadamente. Deus salve a Itália.
“Então a terra estava desolada no dia em que o Messias veio libertá-la e salvá-la. As verdades eram tão subjugadas entre os filhos dos homens que a humanidade estava caminhando para a ruína. O conhecimento do verdadeiro Deus estava obscurecendo cada vez mais; a idolatria atraía toda a criação nos objetos de seu culto adúltero; uma moral horrível era a consequência de uma religião tão grosseira; o homem estava constantemente armado contra o homem; e a ordem social não tinha outras garantias senão a escravidão e o extermínio. No meio de tantos povos, era difícil encontrar homens que procurassem a Deus; estes eram raros sobre a terra, como as olivas esquecidas na árvore após a colheita, como os cachos que o ceifador deixa no cepo. Assim foram, no judaísmo, aqueles verdadeiros israelitas que o Salvador tomou como discípulos e, assim, nessa “gentilidade”, os Magos que vieram do Oriente para pedir ao Rei que nasceu, e mais tarde o centurião Cornélio, que o Anjo do Senhor enviou de São Pedro. Mas com que fidelidade e com que alegria reconheceram o Deus encarnado! Que gritos de alegria fizeram explodir quando souberam que tinham sido reservados a eles verem com os próprios olhos o Salvador prometido!
Ora, tudo isso se renova à medida que se aproxima o dia em que o Messias deverá reaparecer [em Sua segunda vinda]. A Terra ficará novamente desolada, a raça humana novamente prostrada. Os homens ainda corromperão seus próprios caminhos e com uma malícia muito maior, enquanto que o Verbo Divino aparecerá diante de seus olhos. Todavia, uma grande tristeza, uma impotência para viver afetará as pessoas; eles se sentirão envelhecendo com a terra que os carrega; e nem mesmo imaginam que os destinos do mundo estão para serem cumpridos. Haverá gravíssimos escândalos: as estrelas do céu, isto é, muitos daqueles que eram Doutores em Israel, perderão, e sua luz se transformará em escuridão. Haverá dias de prova, e a fé diminuirá, de modo que, quando o Filho do Homem aparecer, será difícil a encontrar sobre a Terra. Guarda-nos Senhor de nos encontrar naqueles dias de tentação, ou fortifique em nossos corações a docilidade para com a sua santa Igreja, que será o único farol para os seus fiéis em meio daquela terrível deserção. Conceda-nos, ó Salvador, de sermos do número das olivas escolhidas, daqueles cachos prediletos com os quais vós completará a feliz colheita que deve preencher suas dispensações para a eternidade. Conserve em nós o depósito de fé que vós mesmo colocastes; que o contato com as novidades não o altere; que nossos olhos estejam sempre fixos no Oriente que nos indica a Santa Igreja, onde aparecerás subitamente cheio de glória. Em vista do vosso triunfo, emitiremos gritos de alegria, e logo, semelhante águias que se juntarão à presa, voaremos perante a vós pelo ar, como diz o seu apóstolo e estaremos sempre convosco (1Tes 4, 16)”.
(Extraído de: D. Prosper Guèranger, O Ano Liturgico , Ed . Paulina, 1956, Volume I, Páginas.: 74 et seq.)
NOVENA DE NATAL – SÉTIMO DIA
VÍDEO COMPLETO DAS ORDENAÇÕES SACERDOTAIS E DIACONAIS EM LA REJA (FSSPX)
Apresentamos o vídeo completo da cerimônia das ordenações sacerdotais e diaconais da FSSPX, no Seminário Nuestra Señora Corredentora, em La Reja, na Argentina, realizadas no último dia 16/12.
Nessa ocasião foram ordenados 6 Diáconos (4 da Argentina, 1 do México e 1 do Brasil) e outros 6 Sacerdotes (3 do Brasil, 1 do México e 1 da Argentina e Irmão Elias – beneditino do Mosteiro de Bellaigue, também brasileiro)
*****************************
“Senhor, dai-nos sacerdotes,
Senhor, dai-nos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitas santas vocações religiosas,
Senhor, dai-nos famílias católicas,
São Pio X, rogai por nós”
NOVENA DE NATAL – SEXTO DIA
CATECISMO EM VÍDEO – AULA 3: O QUE É DEUS
NOVENA DE NATAL – QUINTO DIA
FOTOS OFICIAIS DAS ORDENAÇÕES SACERDOTAIS E DIACONAIS DA FSSPX EM LA REJA (ARG)
Neste sábado, 16 de dezembro de 2017, S. E. R. Mons. Tissier de Mallerais ordenou 6 novos sacerdotes e 6 diáconos no Seminário de Nossa Senhora Corredentora.
Fonte: Seminário Nuestra Señora Corredentora – Tradução: Dominus Est
Foi uma grande alegria para o Seminário Nossa Senhora Corredentora ver a 11 de seus filhos receberem tanto o Sacerdócio como o Diaconato. Mas desta vez também se uniu a essa alegria o Mosteiro de Nossa Senhora da Bellaigue, pois a comunidade beneditina celebrou a ordenação do Padre Elias.
Os ordenandos foram especialmente confiados ao patrocínio da Imaculada Conceição por D. Tissier, pois ele celebrou por esta ocasião tão importante a Missa Votiva da Imaculada, devoção tão querida pelo nosso seminário.
– Ordenação para o Diaconado, “Accédant qui ordinándi sunt ad Diaconátum” . Então foram à frente os 6 nomeados (4 da Argentina, 1 do México e 1 do Brasil): “Adsum” , e receberam do Bispo a admoestação para que considerem bem o cargo que haviam de receber. Logo se aproximaram também os ordenandos ao sacerdócio (3 do Brasil, 1 do México e 1 da Argentina e Irmão Elias – também brasileiro) e se prostraram todos para o cântico das litanias. Após o prefacio consagratório e a imposição das mãos, ele os vestiu com a estola e o dalmática e lhes entregou o Evangelho que, no momento apropriado, foi cantado pelo Diácono decano, começando assim a exercer sua sagrada função.
– Na metade do Tracto, começou a 1ª parte da Ordenação Sacerdotal, onde teve lugar a imposição das mãos do Bispo e de todos os sacerdotes presentes. Depois Monsenhor cantou o prefacio consagratório e impôs os ornamentos (estola e casula) e, finalmente, depois de invocar o Espírito Santo com o canto do Veni Creator , lhes ungiu as mãos e lhes entregou o Cálice com o com a hóstia como instrumentos próprios da função que lhe encomendava.
Finalmente, terminada a Missa que os neo-sacerdotes concelebraram junto com o Bispo, sendo ajudados por seus padrinhoss e havendo comungado, o Bispo entonou o “Jam non dicam“ (Já não os chamarei servos, senão amigos), e desatou a casula dos novos sacerdotes, significando assim o seu poder de desatar seus pecados.
A cerimônia foi concluída com o canto do Te Deum, eloqüente ação de graças que a Igreja reserva para os momentos mais especiais e depois, ao sinal, todos fizeram a genuflexão geral e começaram a procissão de partida.
Benedicamus Domino, Deo Gratias!
*****************************
Nota do Blog: Em algumas fotos é visto os ordenandos entregando um pano branco chamado “manutergium” à suas respectivas mães. O manutergium é amarrado nas mãos dos ordenandos pelo Bispo após a unção e consagração das mesmas com o óleo do crisma. Assim, essa mulher deve guardar em lugar seguro o tecido durante toda sua vida e ser enterrada com ele em suas mãos, mostrando que é mãe de um sacerdote do Altíssimo.
*****************************
“Senhor, dai-nos sacerdotes,
Senhor, dai-nos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitas santas vocações religiosas,
Senhor, dai-nos famílias católicas,
São Pio X, rogai por nós”
NOVENA DE NATAL – QUARTO DIA
NOVA PÁGINA DO BLOG – PALESTRAS FSSPX: DVDs À VENDA
Prezados amigos, leitores e benfeitores, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Criamos uma página exclusiva aqui no blog para venda dos DVDs das palestras proferidas pelos padres do Priorado da FSSPX em Santa Maria.
Sempre que tivermos novidades nos títulos e mas quantidade disponíveis essa página será atualizada.
É uma grande oportunidade para instrução/formação pessoal e também conhecimento do trabalho da FSSPX.
Nesse mar de heresias e ambiguidades pós-conciliares, nada melhor que o porto seguro da verdadeira Doutrina Católica.
NOVENA DE NATAL – TERCEIRO DIA
PRIMEIRAS FOTOS DAS ORDENAÇÕES DE ONTEM EM LA REJA (FSSPX)
Conforme anunciado esses dias, na qual também pedimos orações, tivemos ontem (16 de dezembro) as ordenações sacerdotais e diaconais no Seminário Nossa Senhora Co-Redentora, em La Reja, na Argentina, conferidas por D. Tissier de Mallerais.
Dentre os ordenados:
- 3 brasileiros elevados ao sacerdócio (Padres: Olivieri, Tarcísio e Juliano) – dentre os 6 ordenados;
- Irmão Elias, OSB (brasileiro, beneditino do Mosteiro de Bellaigue, que foi ordenado padre)
- 2 brasileiros que foram elevados ao diaconato – dentre 6 ordenados.
Agradecemos aos amigos presentes em La Reja que nos enviaram essas fotos “extra-oficiais”
*****************************
“Senhor, dai-nos sacerdotes,
Senhor, dai-nos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitas santas vocações religiosas,
Senhor, dai-nos famílias católicas,
São Pio X, rogai por nós”
NOVENA DE NATAL – SEGUNDO DIA
NOVENA DE NATAL – PRIMEIRO DIA
ORDENAÇÕES EM LA REJA, AMANHÃ
Prezados amigos, leitores e benfeitores, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Amanhã, 16 de dezembro, teremos novas ordenações em La Reja
Rezemos por todos os que receberão as Ordens Maiores nesse dia e, de forma particular, para:
- 3 seminaristas brasileiros que serão elevados ao sacerdócio (Padres: Olivieri, Tarcísio e Juliano);
- Irmão Elias, OSB (brasileiro, beneditino do Mosteiro de Bellaigue, que também será ordenado padre)
- 2 seminaristas brasileiros que serão ordenados diáconos.
*****************************
“Senhor, dai-nos sacerdotes,
Senhor, dai-nos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitos santos sacerdotes,
Senhor, dai-nos muitas santas vocações religiosas,
Senhor, dai-nos famílias católicas,
São Pio X, rogai por nós”
TEMPO DO ADVENTO: DA NECESSIDADE DA ENCARNAÇÃO QUANTO À SATISFAÇÃO SUFICIENTE PELO PECADO
I. Uma satisfação pode ser considerada suficiente de duplo modo: Primeiro, perfeitamente; quando é condigna por uma certa adequação, para recompensar a culpa cometida. E, assim, uma suficiente satisfação não podia existir da parte do homem; pois, a natureza humana estava corrupta na sua totalidade pelo pecado; nem o bem de nenhuma pessoa, nem ainda o de muitas, podia, por equiparação, recompensar o detrimento de toda a natureza. Quer também porque o pecado. cometido contra Deus implica uma certa infinidade, relativamente à infinidade da majestade divina; pois, tanto mais grave é a ofensa, quanto maior é aquele contra quem se delinqüiu. Por onde, uma satisfação condigna exigia que o ato do satisfaciente tivesse uma eficácia infinita, como dizendo respeito a Deus e ao homem.
Noutro sentido, uma satisfação pode ser considerada suficiente, imperfeitamente; isto é, quanto à aceitação de quem com ela se contenta, embora não seja condigna. E, deste modo, a satisfação do puro homem é suficiente. E como tudo o que é imperfeito pressupõe algo de perfeito, em que se funda, daí vem que toda a satisfação de um puro homem, tira a sua eficácia da satisfação de Cristo.
(IIIa., q. 1, a. 2, ad 2)
II. A Encarnação traz a confiança na remissão do pecado: Assim como o homem é disposto para a bem-aventurança pela virtude, dela é também impedido pelo pecado. Ora, o pecado contrário à virtude é impedimento para a bem-aventurança, não só porque traz uma certa desordem à alma, enquanto a afasta da ordenação para o devido fim, como também ofendendo a Deus, de quem espera o prêmio da bem-aventurança (…) Além disso, tomando o homem consciência dessa ofensa, pelo pecado perde a confiança de se dirigir para Deus, confiança necessária para a aquisição da bem-aventurança.
É, pois, necessário ao gênero humano, que transborda de pecados, que lhe seja ministrado um remédio contra os pecados. Ora, esse remédio não pode vir senão de Deus, que pode mover a vontade humana para o bem, repondo-a na devida ordem, e pode perdoar a ofensa que recebeu, porque uma ofensa só é perdoada por quem recebe.
Mas, para o homem librar-se de uma ofensa passada, é necessário que ele tenha conhecimento do perdão vindo de Deus. No entanto, só pode ficar certo disso, se Deus certificá-lo.
Por isso, foi conveniente e útil ao gênero humano, para que se conseguisse a bem-aventurança, que Deus se fizesse homem. Desse modo conseguiria de Deus perdão dos pecados e, pelo Deus-homem, a certeza desse perdão.
(Contr. 4, 54)
FSSPX COMPRA A IGREJA SAINTE-JEANNE-D’ARC EM SHERBROOKE (CANADÁ)
A FSSPX anunciou, através do Padre Daniel Couture, Superior do Distrito de Canadá, a compra da igreja Sainte-Jeanne-d’Arc, em Sherbrooke.
A notícia foi dada pelo jornal La Tribune, no dia 12 de dezembro. A igreja construída na década de 40 ainda mantem o órgão e os sinos originais. O Arcebispo do local colocou-a a venda e haviam muitas especulações em relação ao destino do local: cinema, restaurante, centro comunitário islâmico e até mesmo uma mesquita.
Recentemente, outra belíssima igreja foi comprada pela FSSPX, dessa vez na Holanda (veja aqui e aqui).
Enquanto a igreja conciliar agoniza, a Tradição cresce.
RETIROS DE SANTO INÁCIO (HOMENS E MULHERES) – 2018 (FSSPX)
Todos os esforços são necessários para que cada um se organize de modo a poder participar do seu retiro anual. A alma que se dedica à obra dos retiros mantém-se na busca do amor de Deus, da correção dos seus defeitos, da presença ativa e eficaz nos assuntos do seu Priorado. Ao terminar seu retiro, não deixe de comunicar aos seus amigos e parentes a boa experiência e a mudança de vida que se opera pelos Exercícios de Santo Inácio.
“Assim como passear, caminhar ou correr são exercícios corporais, também se chamam Exercícios Espirituais os diferentes modos da pessoa se preparar e se dispor a tirar de si todas as afeições desordenadas para encontrar a Vontade de Deus, dispondo sua vida para a salvação de sua alma“. (Santo Inácio)
TEMPO DO ADVENTO: DA NECESSIDADE DA ENCARNAÇÃO – PARTE 2

Foi necessário que Deus se encarnasse não somente para fazer avançar o homem no bem, mas para removê-lo do mal.
CATECISMO EM VÍDEO – AULA 2: DEUS EXISTE
CARÁTER FIRME E NOBRE
Caráter é um modo de pensar e agir adquirido por decidida determinação da vontade, que domina as faculdades da alma e lhe imprime um constante equilíbrio moral. Será um louvor para ti a afirmação de que possuis um caráter firme e positivo; pelo contrário, será uma afronta, o afirmar que não tens caráter. Somente quem possui caráter firme e nobre merece a nossa confiança em qualquer circunstância. Quem confia num homem sem caráter, se verá de ordinário amargamente enganado. Viver ao lado de pessoas de caráter nobre é sobremodo agradável e benéfico; essas pessoas nos comunicam coragem para o bem e confiança no futuro. Ao invés, o tratar com pessoas de mau caráter torna-nos a vida difícil; sentimo-nos como que apertados num cárcere e atormentados pelo desassossego e aborrecimento. Pelos benefícios que influi do bom caráter, podes deduzir quão importante seja que desde a meninice trabalhes na formação e enobrecimento do teu caráter.
Quão são, pois as qualidades do caráter para que se possa denominá-los bom?
1ª – FIRMEZA E INFLEXIBILIDADE
Não sejas como o caniço ou o salgueiro, que se curva profundamente, ao sabor do vento. Sê como o robusto e vigoroso carvalho, que ergue livre e corajoso a sua fronde para o alto, em direção ao céu. Forte e inabalável! Tempestades e tormentas sacodem-no sem cessar, esbravejam em torno daquela soberba copa, agitando-lhe os galhos e a folhagem, e não obstante, mantêm-se o tronco rijo, tranqüilo e imóvel, como nos dias calmos e lindos da primavera. Não há quem o vergue nem arranque nas tempestades; embora os esguios pinheiros e outras árvores, que o circundam, venham abaixo com estrondo, o carvalho persiste ereto e desafia qualquer embate dos vendavais.
Semelhante ao carvalho conserva-te também inflexível, permanece forte e firme em teus bons princípios, inabalavelmente fiel, tanto no próspero como no adverso, nas afrontas e perseguições, nas tempestades e tormentas, nos perigos e tentações.
É o Cristianismo rico em pessoas desta natureza. Lembra-te dos santos mártires dos primeiros séculos da Igreja. Não permitiam que nada lhes abalasse ou quebrantasse a convicção; nem o suplício da tortura, nem as chamas das fogueiras, nem a fúria dos animais ferozes. Se quiseres adquirir tamanha firmeza de caráter, cumpre que te habitues, desde a juventude, a não seguir, em teu proceder a vontade dos homens caprichosos, e sim o desejo de Deus eterno e imutável, que te julgará depois da morte. Esta há de ser sua divisa: “Deve-se antes obedecer a Deus que os homens” (Atos, 5 29) Continuar lendo
TEMPO DO ADVENTO: DA NECESSIDADE DA ENCARNAÇÃO – PARTE 1
De dois modos pode uma coisa ser considerada necessária para um determinado fim. Primeiro, como aquilo sem o que o fim não pode existir; assim, o alimento é necessário à conservação da vida humana. De outro modo, como o meio pelo qual melhor e mais convenientemente se chega ao fim: assim, o cavalo é necessário para viajar. Do primeiro modo não era necessário, para a reparação da natureza humana, que Deus se encarnasse. Pois, pela sua onipotente virtude, Deus podia reparar por muitos outros modos a natureza humana. Do segundo, modo, era necessário que Deus se encarnasse, para a reparação da natureza humana. por isso, Agostinho diz: mostremos que não faltava a Deus nenhum outro modo possível, a cujo poder todas as coisas estão igualmente sujeitas; mas, não existia nenhum outro modo mais conveniente para obviar à nossa miséria. E isto podemos considerar relativamente à promoção do homem no bem:
- Quanto à fé, que mais se certifica por crer na palavra mesma de Deus, Donde o dizer Agostinho: Para que o homem mais confiadamente trilhasse o caminho da verdade, a própria Verdade, o Filho de Deus, assumindo a humanidade, constituiu e fundou, a fé.
- Quanto à esperança, que assim por excelência se exalça. Donde o dizer Agostinho: Nada foi tão necessário para exalçar a nossa esperança, do que a demonstração de quanto Deus nos ama. Pois, que indício mais manifesto desse amor do que ter-se o Filho de Deus dignado entrar em consórcio com a nossa natureza.
- Quanto à caridade, que assim sobremaneira se excita. Por isso, diz Agostinho: Que maior causa do advento do Senhor do que mostrar Deus o seu amor para conosco? E depois acrescenta: Se nos custava amá-lo, que ao menos não custe corresponder-lhe ao amor.
- Quanto a obrar retamente, do que se nos deu como exemplo. Donde o dizer Agostinho: Não se devia seguir o homem que podia ser visto; devia-se seguir a Deus, que não podia ser visto. Pois, para que se manifestasse ao homem e fosse visto do homem e o seguisse o homem, Deus fez-se homem.
- Quanto à participação da divindade, que é a Verdadeira beatitude do homem e o fim da vida humana. O que nos foi conferido pela humanidade de Cristo; assim, diz Agostinho: Deus se fez homem para o homem fazer-se Deus.
REGINA COELI (ANTÍFONA MARIANA PARA 12 VOZES)
TEMPO DO ADVENTO: A CONVENIÊNCIA DA ENCARNAÇÃO
I. – Convenientíssimo parece que as coisas invisíveis de Deus se manifestem elas visíveis; pois, para tal foi feito todo o mundo, segundo as palavras do Apóstolo (Rom 1, 20): “As coisas invisíveis de Deus se vêem consideradas pelas obras que foram feitas“. Ora, como diz Damasceno, pelo mistério da Encarnação se manifesta ao mesmo tempo a bondade, a sabedoria, a justiça e o poder ou virtude de Deus. A bondade, pois não desprezou a fraqueza da sua própria criatura; a justiça porque não deu a outrem senão ao homem o poder de vencer o tirano, nem livrou o homem da morte pela violência; a sabedoria, porque deu a mais cabal solução a um problema dificilimo; o poder enfim ou a virtude infinita, pois nada há de maior ao fato de Deus ter-se feito homem. Logo, foi conveniente Deus ter-se encarnado.
II. – A cada coisa é conveniente o que lhe cabe segundo à essência da sua própria natureza; assim, convém ao homem raciocinar por ser de natureza racional. Ora, a natureza mesma de Deus é a bondade, como está claro em Dionísio. Por onde, tudo o que pertence essencialmente ao bem convém a Deus. Ora pertence essencialmente ao bem o comunicar-se aos outros, como está claro em Dionísio. Por onde, pertence à essência do sumo bem comunicar-se de maneira suma à criatura. O que sobretudo se realiza por ter-se a si mesmo unido a natureza criada, de modo a fazer uma só pessoa dos três, o Verbo, a alma e a carne, como diz Agostinho. Por onde, é manifesto que foi conveniente que Deus se tivesse encarnado.
III. – Ser unida a Deus, na unidade de pessoa, não era conveniente à carne humana, pela condição da sua natureza, porque isso lhe sobrepujava a dignidade dela. Mas, foi conveniente a Deus, pela infinita excelência da sua bondade uní-la a si, para a salvação humana.
Diz Agostinho: “Deus é grande, não como uma mole, mas, pela sua virtude. Por isso, a grandeza da sua virtude não se comprimiu com a exiguidade local. Não é, portanto, incrível ao passo que o verbo transitório do homem, seja total e simultaneamente ouvido por muitos e por cada um, que o Verbo Deus, permanente, esteja total e simultaneamente em toda parte. Por onde, nenhum inconveniente resulta para eus encarnado.“
IIIa., q. 1, a. 1
8 DE DEZEMBRO: FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA
TEMPO DO ADVENTO: A IMENSIDÃO DO AMOR DE DEUS
“Porque Deus amou de tal modo o mundo, que lhe deu seu filho Unigênito, para que todo o que crê nele, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16)
A causa de todos nosso bens é o Senhor e o amor divino. Amar, propriamente, é querer o bem a alguém. Portanto, por ser a vontade de Deus causa das coisas, e porque Ele nos ama, sobrevem-nos o bem.
O amor de Deus é causa do bem da natureza. Também o é do bem da graça: “Eu amei-te com amor eterno; por isso te atrai” (Jr 31), isto é, pela graça.
Mas, que seja também o que dá o bem da graça, resulta de grande caridade. Demonstra-se aqui ser máxima esta caridade de Deus, por quatro motivos:
- Pela pessoa que ama, pois é Deus quem ama e o faz imensamente. Por isso diz: Porque Deus amou.
- Pela condição de quem é amado, pois é ao homem que se ama, mundano, carnal, isto é, vivendo em pecado. “sendo nós inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu filho” (Rom 5, 10). Por isso diz: mundo
- Pela grandeza do dom, pois o amor prova-se pelo que se dá. Como diz Gregório, a prova do amor é a revelação da obra. Ora, de Deus recebemos o maior dos dons, pois deu seu filho Unigênito. Seu filho, isto é, natural, consubstancial a si, não adotivo. Unigênito, para demonstrar que Deus não dirigiu seu divino amor a múltiplos filhos, mas dirigiu-o todo ao Filho que nos deu como prova de seu imenso amor.
- Pela grandeza do fruto, pois por ele temos a vida eterna. Por isso diz: Para que todo o que crê nele, não pereça, mas tenha a vida eterna, que conquistou para nós morrendo na cruz.
Diz-se de alguém que pereceu porque foi impedido de alcançar o fim ao qual estava ordenado. O homem está ordenado a vida eterna e, quando peca, desvia-se deste mesmo fim. Enquanto vive, não perece de todo, pois pode restaurar; quando morre em pecado, então perece de todo.
Com estas palavras, “tenha a vida eterna”, verifica-se a imensidão do amor divino; pois, ao dar a vida eterna, da-se a si mesmo. Ora, a vida eterna nada mais é do que o gozo de Deus. Dar-se a si mesmo é indício de grande amor.
(In Joan. 3)
CATECISMO EM VÍDEO – AULA 1: APRESENTAÇÃO E CREDO

Prezados amigos, leitores e benfeitores, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para todos aqueles que não têm a felicidade de se beneficiarem com a verdadeira Doutrina Católica e estão como ilhas isoladas nesse mar de heresias, ambigüidades e erros pós conciliares, é com grande alegria que iniciamos hoje a publicação de uma série de aulas de catecismo proferidas pelo Pe. Gabriel Billecocq (FSSPX – França), obviamente explanando o Catecismo Romano (de Trento).
Serão cerca de 80 aulas que publicaremos todas as quartas feiras, se Deus assim permitir.
Neste primeiro vídeo o Revmo. Padre apresenta o plano do curso a ser ministrado.
E nesse post já trazemos a primeira aula.
Apesar de os vídeos serem curtos, o trabalho é muito grande. Pedimos vossas orações por todos aqueles que estão empenhados na transcrição, tradução e legenda desses vídeos, assim como pedimos ajuda aos amigos que quiserem trabalhar conosco na transcrição e tradução desses vídeos que, com certeza, farão muito bem às almas sedentas da Verdade.
Que Nossa Senhora nos guarde nesse desafio.
SANTA MISSA EM RIBEIRÃO – 10 E 11 DE DEZEMBRO
PARA MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI
AJUDE-NOS! FAÇA ESSA AÇÃO PELA IGREJA
Prezados amigos, prezados leitores e benfeitores, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Vocês que acessam e gostam de nosso blog, vocês que acompanham as ações da FSSPX pelo mundo, vocês que lutam pelo Reinado Social de Nosso Senhor, vocês que sabem que a Tradição é a única solução para a restauração a Igreja… AJUDE-NOS!
Estamos, mais uma vez, pedindo vossa ajuda nessa campanha em prol da compra de um terreno e futura construção de mais uma Capela para a Tradição e para a Santa Igreja. Sabemos que o caminho é longo e árduo, por isso, toda ajuda é importante.
CLIQUE AQUI E LEIA O TEXTO COMPLETO DA CAMPANHA!
OU
CLIQUE AQUI PARA ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O PROJETO
Faça um gesto nobre de caridade, por amor à Santa Igreja!!
Ad Majorem Dei Gloriam
Aproveitamos para agradecer a todos que nos ajudam ou ajudaram em algum momento nessa campanha, mesmo de forma anônima. Contem com nossas orações.
Que Nossa Senhora os conduza ao caminho da santidade.










































































